O número de reclamações contra os bancos apresentou expressiva alta no mês de outubro na comparação com setembro. De acordo com levantamento do Banco Central (BC), foram registradas 2.607 reclamações procedentes no mês passado, alta de 14,2% sobre as 2.283 no mês de setembro. Tal número é o maior desde abril, quando foram observadas 2.843 queixas.
Depois de sair da liderança de reclamações contra os bancos com mais de um milhão de clientes no mês de setembro, o Santander voltou a liderar o ranking no mês passado. Para montar esse ranking, o BC utiliza o número de reclamações procedentes – aquelas que infringem normativos do Conselho Monetário Nacional (CMN) ou do próprio BC – dividido pelo número de clientes protegidos pelo Fundo Garantidor de Créditos (FGC), multiplicado por 100.000. Com isso, chega-se a um índice.
O banco espanhol teve 527 reclamações procedentes no mês passado e contava com 23,2 milhões de clientes sob o FGC. Com isso, seu índice encerrou outubro em 2,27 (em setembro o índice foi de 1,64). O HSBC saiu da terceira para a segunda colocação, apresentando índice de 1,49. O banco teve 88 reclamações divididas entre 5,9 milhões de clientes. O conglomerado Itaú subiu da quarta para a terceira posição, mostrando índice de 1,44. Foram computadas 375 reclamações para um universo de 25,9 milhões de correntistas. O BB que foi líder em setembro aparece na quarta colocação agora em outubro, com índice de 1,38 (era 1,65). A instituição estatal registrou 490 queixas procedentes para 35,3 milhões de correntistas. Encerrando o “top five” está a Caixa Econômica Federal (CEF), com índice de 0,9, que reflete 500 reclamações para 55,1 milhões de clientes.
No ranking geral de reclamações, os débitos não autorizados lideram a lista, com 472 ocorrências. Aqui, a Caixa foi líder, com 127 reclamações procedentes, seguida por Banco do Brasil (118) e Santander (93). O segundo maior número de reclamações foi de prestação irregular de conta salário, com 271 queixas, sendo 168 referentes ao Santander. A cobrança irregular de tarifas por serviços não contratados teve 249 ocorrências, das quais o BB respondeu por 85. A prestação de esclarecimentos incompletos ou incorretos teve 201 ocorrências. O BMG registra o maior número de reclamações do tipo, com 44 ocorrências.
Entre os bancos com menos de um milhão de clientes, o Bonsucesso voltou à liderança depois de perder o posto para o Société Générale em setembro. O índice do Bonsucesso ficou em 3.677. Na sequência aparecem o BMG, BNP Paribas, o PanAmericano e Daycoval.
Entre as administradoras de consórcio, o BC computou 11 reclamações no mês passado, ante oito em setembro. As principais reclamações envolvem esclarecimentos incompletos descumprimento de obrigações contratuais e liberaçã o de crédito.