Organizada pelo professor da FAI (Faculdades Adamantinenses Integradas) e coordenador institucional do Programa de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID/CAPES/FAI), doutor Orlando Antunes Batista, será ministrada uma oficina intitulada “Teoria da leitura: Emília no país da Cosmologia”. O tema recebeu aprovação pela comissão organizadora do IV Encontro Nacional das Licenciaturas (ENALIC) e do III Seminário Nacional do Pibid, que serão realizados de 3 a 6 de dezembro na Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), em Uberaba (MG).
Destinada ao professor alfabetizador, foi feita uma adaptação da obra “Emília no país da Gramática” de autoria de Monteiro Lobato, e fundamentada por princípios semióticos ainda não considerados no processo de alfabetização. O livro integra a coleção Paulo Freire, contanto atualmente com 114 volumes.
A obra envolve o relacionamento do leitor com o pensamento interdisciplinar a ser usado na construção da leitura. “Nesse país, Emília descobre que existe intensa magia dentro do som e a personagem se extasia perante novas possibilidades de construção do conhecimento pela relação leitor-texto”, ressalta o docente.
Batista afirma que a apresentação do trabalho em evento científico de abrangência nacional vem destacar o PIBID da FAI numa modelagem científica “extremamente avançada para situação em que se encontra o atual processo de desenvolvimento cognitivo na alfabetização”.