Uma parte da estrutura metálica do Itaquerão desabou nesta quarta-feira e destruiu parte do novo estádio do Corinthians. De acordo com o Corpo de Bombeiros, duas pessoas morreram no acidente que atingiu a cobertura da arquibancada localizada atrás de um dos gols. A arena estava com 94% das obras prontas e tinha inauguração prevista para janeiro de 2014.

Inicialmente o Corpo de Bombeiros informou a ocorrência de três mortes no acidente. Em contato com o UOL Esporte no local, a corporação corrigiu posteriormente a informação para duas vítimas, um motorista de caminhão e um operador de grua.  

“Existia a informação de uma possível terceira vítima que não se confirmou, pois não tinha a ver com a ocorrência. Era uma pessoa no Samu que estava passando próxima ao local no exato momento e que não tem relação com o incidente”, afirmou o major Mauro Lopes, do Corpo de Bombeiros.

O acidente aconteceu quando um guindaste içava uma peça de 500 toneladas da cobertura. Era a última que faltava para a conclusão da área leste. Informações de responsáveis pela obra indicam que o guindaste se partiu e caiu sobre a arquibancada destruindo dois andares.

“Aparentemente, o guindaste se partiu. Destruiu dois andares da arquibancada. O negócio está bem feio”, afirmou o arquiteto da obra, Aníbal Coutinho, ao blog do Rodrigo Mattos.

A Odebrecht, responsável pela construção do estádio, não explicou a causa do acidente. Serão feitos estudos para verificar se a queda de parte da arquibancada impedirá o estádio de receber o primeiro jogo da Copa do Mundo. Já o Corinthians, emitiu nota oficial lamentando o ocorrido e decretou luto de sete dias.

De acordo com o coronel Jair Paca, da Defesa Civil, ainda há o risco de novos desabamentos na área atingida pelo guindaste. “Estamos fazendo uma análise da área, a interdição já foi realizada. Parte da estrutura não está firme e ainda há risco de que possa acontecer algo no local. É arriscado entrar sem equipamento adequado”, afirmou à TV Record.

A área leste é onde estava mais avançada a obra do Itaquerão. Tanto que foi ali que se realizou a festa de aniversário do Corinthians, em setembro. Banheiros e o acabamento de alvenaria já tinham sido feitos. O acidente atingiu o painel de led do estádio, que fica desse lado.

O outro lado, a área oeste, que é o mais nobre e com lugares premium, estava menos avançado e ainda necessitava de acabamento em alguns pontos. Desse lado, há uma série de vitrais.

A inauguração do estádio estava prevista para 5 de janeiro, data determinada pelo secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, que dificilmente será cumprida por conta desse acidente. Haverá uma reunião de emergência entre o COL (Comitê Organizador Local) e Odebrecht. A organização da Copa de 2014 já foi informada sobre o acidente.

Estádio do Palmeiras também teve acidente este ano

Em abril, um dos lances da arquibancada superior do novo estádio do Palmeiras desabou e o funcionário Carlos de Jesus, de 34 anos, morreu e outro ficou ferido. Quatro vigas caíram sobre cinco trabalhadores, mas três deles escaparam ilesos.

Na ocasião, a obra precisou diminuir o ritmo até que a perícia determinasse as causas do acidente e desse o aval para que os trabalhadores voltassem a trabalhar normalmente na construção.

A construtora WTorre se responsabilizou pelo ocorrido, embora os operários fossem terceirizados, e prestou todo o atendimento ao funcionário que ficou ferido aos familiares do que faleceu, inclusive arcando com as despesas funerárias.

ITAQUERÃO TINHA INAUGURAÇÃO PREVISTA PARA JANEIRO

Divulgação

Com um custo estimado de R$ 1 bilhão, o Itaquerão tinha previsão de entrega para dezembro e inauguração para janeiro. O estádio estava com 94% das obras concluídas. O Itaquerão será sede da partida de abertura da Copa do Mundo. O Brasil fará o jogo inicial do torneio, contra adversário não definido. Para ser a abertura do torneio, o Itaquerão teve que aumentar a sua capacidade para 69.160 lugares apenas para a Copa do Mundo.

* Atualizada às 14h23