Policiais civis do Rio de Janeiro realizam, desde o início da manhã desta segunda-feira (11), uma operação para cumprir 15 mandados de prisão e 28 de busca e apreensão de suspeitos de aplicar golpes milionários em bancos nos Estados do Paraná, Bahia e Espírito Santo. Até as 9h15, ao menos cinco pessoas tinham sido presas.

Segundo a Polícia Civil, a quadrilha tem como principais integrantes ex-candidatos a deputado federal e a vereador, um advogado, um contador, um despachante, um sargento do Exército, um funcionário da prefeitura de Belford Roxo, na Baixada Fluminense, além de empresários e lobistas que atuavam na região.

De acordo com o delegado responsável pela investigação Felipe Curi, da 54ª DP (Belford Roxo), os empréstimos dos estelionatários nos bancos chegavam a R$ 3 milhões. Nos últimos anos, eles adquiriram 82 caminhões em diversos Estados para lavar o dinheiro.

A investigação, que durou sete meses, aponta que o grupo causou, em menos de dois anos, um prejuízo de mais de R$ 37 milhões a bancos, pessoas físicas e jurídicas.

Os presos são acusados de lavagem de dinheiro, formação de quadrilha, estelionato e falsidade ideológica. Cerca de 200 policiais civis de delegacias distritais e especializadas participam da operação.