Colchonete com gel para diminuir a sensação de calor, pote de comida que controla a quantidade de ração a ser liberada e teste de gravidez em 10 minutos são algumas das novidades anunciadas por empresas que atuam no mercado pet. Os preços variam de R$ 60 a R$ 400.
Os produtos são de companhias brasileiras e estrangeiras que estão diversificando suas linhas para ganhar mais consumidores. Segundo especialistas, os brasileiros estão buscando cada vez mais artigos diferenciados para cuidar dos seus animais domésticos, o que torna o mercado pet bastante competitivo.
Para empreendedores, de acordo com eles, o setor também é promissor. Um estudo divulgado pelo Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Saúde Animal mostra que 44% dos lares brasileiros possuem animais de companhia.
O mercado pet faturou R$14,4 bilhões no ano passado e deve fechar 2013 com um faturamento de R$ 15,4 milhões (crescimento de 7,5%). O levantamento foi feito pelo Fórum Pet Brasil 2013, divulgado pela consultoria Gouvêa de Souza (GS&MD).
Importadora gaúcha aposta em saúde e bem-estar
A AFP-Brasil, de Porto Alegre (RS), importa produtos da AFP (All For Paws) dos Estados Unidos, que desenvolve brinquedos e acessórios para cães e gatos. Os lançamento variam de R$ 40 (bandana) a R$ 300 (piscina de cachorro).
A empresa trouxe para o Brasil o colchonete com gel que promete, segundo o empresário Victor Manuel Perez, diminuir a temperatura do animal de 10ºC a 15ºC. O produto custa de R$ 70 a R$ 199, conforme o tamanho.
O equipamento é ativado pelo peso do animal e mantém a temperatura reduzida por até três horas, de acordo com o fabricante. Perez diz que o produto pode ser utilizado também em clínicas e hospitais como ferramenta terapêutica, quando é preciso baixar a temperatura do animal.
Outro lançamento da empresa é uma piscina antiderrapante desmontável. A peça é feita de plástico PVC e tem a base áspera para evitar que o animal escorregue. A expectativa da empresa é vender a média de 500 unidades por mês.
A importadora também trouxe para o país outros artigos que prometem refrescar o animal durante o verão: uma bola e um osso gelados. Os produtos são feitos de plástico e devem ser embebidos em água e mantidos no freezer por três horas para serem “servidos” ao animal fresquinhos.
A bola custa R$ 58 e o osso, R$ 45. Ambos podem ser reutilizados.
Há, ainda, uma bandana, feita em poliéster, para o dono molhar na água gelada e colocar no animal para refrescá-lo.
De acordo com Perez, a importadora está no mercado há um ano e meio e comercializa apenas produtos da linha saúde e bem-estar. A empresa também tem peças que auxiliam o dono a exercitar o animal, segundo o empresário.
“Antes de abrir o negócio, fiz uma pesquisa e vi que havia mercado nesta área, por isso resolvi investir.”
Produtos de Taiwan e Bélgica oferecem funcionalidade
Há quatro anos no mercado dos Estados Unidos e Ásia, a Wondereye, de Taiwan, procura parceiros no Brasil para distribuir dois produtos para gatos: o alimentador inteligente e o banheiro versátil.
De plástico, o alimentador inteligente –”Smart pet feeder”– é uma aparelho em forma de gato que grava a voz do dono para chamar o animal em horários programados, e permite alimentar dois bichanos (até cinco refeições por dia). O produto ainda não está à venda no país e deve custar entre R$ 400 e R$ 500.
Já o banheiro possui peças versáteis que permitem a instalação no chão ou no vaso sanitário da residência do dono. O proprietário da empresa, Abner Chang, afirma que os produtos trazem mais facilidade aos donos dos animais. O artigo deverá custar R$ 180.
A Pet Marginal Center, de São Paulo, está importando da empresa belga Moderna Products, também para gato, o três em um – sanitário, cama com colchonete (que pode ser retirada) e brinquedo. A peça custará a partir de R$ 400.
Teste de gravidez em 10 minutos
A Zoetis anunciou, durante 12ª Pet South America, um teste de gravidez para cadelas e gatas. O exame será realizado apenas em consultórios veterinários.
De acordo com a fabricante, é possível obter resposta sobre a gestação dos animais em 10 minutos. O preço do teste varia de R$ 70 a R$ 100, de acordo com o pet shop ou a clínica veterinária.
O exame consiste em coletar o sangue do animal e misturar com uma solução fisiológica e observar a reação química (positiva ou negativa) para saber se a fêmea está grávida ou não.
Segundo a empresa, além de gravidez, ela dispõe de mais seis exames que, de modo geral, permitem a detecção de doenças que acometem cães e gatos nas clínicas veterinárias e nos laboratórios de referência.
Indústria apresenta xampu de própolis
Há nove anos no mercado, a Pet Society, de São Paulo, desenvolve uma linha de higiene, embelezamento e saúde animal (cães e gatos) para pet shops, clínicas veterinárias e hotéis. Entre os produtos lançados este ano estão mousse para gatos, vendido por R$ 37, e xampu para remover sujeira pesada, que sai por R$ 70.
Na linha de higiene e embelezamento, há o “X-Treme Shampoo” (R$ 70), que a fabricante afirma ser indicado para animais que apresentem excesso de sujeira de difícil remoção. Outro lançamento é o “Propcalm Shampoo” (R$ 47), de extrato de própolis, para proteger a pele contra a ação de bactérias e fungos.
Específico para gatos, a Pet Society produziu o “Baby Cat Society” (R$ 37), que transforma o líquido perfumado em mousse, sem a produção de ruídos que afastam os gatos.
A Pet Society dispõe também de “Ofurô” (R$ 1.695), banho japonês de relaxamento. Confeccionado em cedro e sustentado por aros em inox que não enferrujam, o banho é indicado para animais com estresse, agitação, dores musculares e problemas ósseos. Ervas, pétalas de flores e sais minerais são misturados na água para relaxar e perfumar o animal.
Atendimento convencional pode atrapalhar negócio
Para Ricardo Borgheresi Calil, consultor do Sebrae-SP (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de São Paulo), quem apostar no atendimento “feijão com arroz” ou convencional na área de saúde e bem-estar poderá enfrentar dificuldades no futuro.
Segundo Calil, com o mercado em alta, a tendência é de o consumidor ficar cada vez mais exigente. A observação vale também para quem pretende investir no segmento.
Calil afirma que, para se diferenciar, o empresário precisa agregar serviços de qualidade e confiança.
Ter afinidade com o animal, investir na qualidade do atendimento e transmitir confiança para o dono são características importantes para um empreendedor do setor. “O mercado mais profissionalizado não permite a improvisação”, diz.
O consultor diz, ainda, que o serviço de home care é um dos que mais deve crescer. Itens como retirada do animal na residência do dono, por exemplo, precisam ser de excelência.
“Por se tratar de um animal que é quase uma pessoa da família, o serviço diferenciado precisar ser de fato diferenciado para os olhos do dono”, declara Calil.