O prefeito de Brasilândia (MS), Jorge Diogo, participou, recentemente, na Câmara Municipal, de audiência pública sobre a regulamentação do horário de trabalho no comércio do município. A reunião, organizada pelos vereadores Evandro Inácio, Sérgio Abreu e Quinca da Fenix contou com a presença de representantes da Fetracom-MS (Federação dos Empregados no Comércio e Serviços no Mato Grosso do Sul).
Na opinião do prefeito, que foi um dos fundadores do Sindicato dos Trabalhadores do Comércio de Brasilândia, em 1991, deve haver consenso entre comerciários e comerciantes, para que o consumidor não seja prejudicado. “É o consumidor que sustenta tudo”, disse Jorge Diogo, que recordou que uma das principais conquistas à frente do Sindicato dos Comerciários foi a equiparação do piso salarial de Brasilândia ao de Três Lagoas (MS).
Para o vereador Evandro Inácio, que presidiu a audiência pública, a intenção não é polemizar a discussão. Segundo ele, o objetivo é que a relação entre comerciantes e comerciários se mantenha em harmonia e que o comércio local se fortaleça após esses debates.
Já o vereador Sérgio Abreu, líder do Governo, disse que confia em resultados satisfatórios após a luta dos comerciários.
Emílio Rafael, representante dos comerciários, disse que a categoria busca um ponto de equilíbrio para que possa haver um consenso sobre os horários de funcionamento, principalmente aos sábados.
A presidente da Associação Comercial de Brasilândia, Elídia Soriano, disse que todas as decisões são tomadas em reuniões visando o melhor para todos. O presidente do Sindicato dos Comerciários de Três Lagoas, Eurides Silveira de Freitas, disse que o maior capital do comércio são os comerciários.
Novas rodadas de negociação foram marcadas após a realização da audiência pública para regulamentação do horário de trabalho do comércio local.