O prefeito Jorge Diogo esteve, no dia 11 de novembro, na sede da Assobra (Associação Brasilandense de Agentes Ambientais), para debater com os associados, maneiras de ampliar o trabalho realizado na cidade, conscientizando a população da importância de separar os lixos, aumentando, assim, o volume de material coletado. 

Segundo o prefeito, o Governo Municipal de Brasilândia está à disposição para ampliar a parceria com a Assobra para que a reciclagem tenha melhores reflexos no meio ambiente. “Para a prefeitura, ajudar a Assobra é ajudar as famílias que aqui trabalham, é ajudar o meio ambiente e, consequentemente, a população em geral”, disse.
Declarou ainda que compreende algumas dificuldades enfrentadas e que está à disposição para colaborar. Para o prefeito, é preciso conscientizar ainda mais a população e esclarecer sobre os dias de coleta do material reciclável.
Os agentes, após visita a iniciativas de reciclagem em Araçatuba e Andradina, idealizaram a entrega de sacos com a identificação da Assobra, exclusivos para a coleta seletiva, que seriam distribuídos para a população separar o lixo.
Jorge Diogo sugeriu que seja ampliada a divulgação dos dias de coleta e também que seja confeccionado material divulgando a importância da coleta seletiva de lixo. Outra ideia que surgiu nesta visita do prefeito à Assobra, foi de uniformizar os agentes para melhor identificação visual.
O prefeito disse que, dentro das possibilidades, o governo municipal de Brasilândia apoiará o trabalho da associação. Já os agentes agradeceram Jorge Diogo por mais uma visita e pelo apoio.
Uma campanha institucional em jornais da cidade já foi iniciada com os dados da coleta seletiva e novos materiais estão sendo elaborados para conscientização da população e divulgação dos dias de coleta.
SERVIÇO – A coleta da Assobra é realizada as segundas, terças e quartas-feiras. Na segunda-feira a coleta acontece no Jardim Imperial, Jardim Primavera, Vale Verde, Jardim Camargo, Jardim Mão Amiga, Jardim Brasília, Avenida da Aviação, Avenida São José e mercados. Na terça-feira: Jardim Oiti, Thomaz de Almeida (Cohab), Centro, Avenida São José, mercados e lojas. Quarta-feira: João de Abreu, João Paulo da Silva, José Rodrigues e José Inácio Batista. Podem ser separados para a Assobra: papéis, vidros, metais e plásticos.