A Prefeitura de Adamantina implementou, a partir do segundo semestre deste ano, um projeto permanente de segurança e medicina do trabalho. Além de cumprir a legislação trabalhista, a nova conquista da administração proporcionará melhorias das condições de trabalho e ampliará a segurança dos servidores, proporcionando conseqüente aumento de produtividade.
O secretário de Administração, Neivaldo Marcos, revela que antes do projeto, a administração mantinha apenas um profissional da área médica para exames periódicos, admissionais/demissionais.
Com a contratação de empresa especializada, através de licitação (pregão presencial), o poder público terá assessoria para a execução de um projeto amplo, com planejamento de ações, treinamento e formação de Cipa, Brigada de Incêndio, além de preparação dos profissionais para o uso correto de EPI´s (Equipamentos de Proteção Individuais).
O técnico de segurança do trabalho da prefeitura, Valter Paulo Barros, ressalta ainda que a administração contará, a partir de agora, com a atuação de equipe multiprofissional, visando prevenção e maior segurança no desempenho das atividades pelos servidores municipais. “É mais uma conquista da administração em prol de todos os servidores”, afirma.
Valter revela que os trabalhos médicos foram iniciados no mês de novembro. Já as ações de planejamento e projetos foram iniciadas em junho. “Agora os servidores terão uma sala específica para os exames médicos, que são realizados às terças, quartas e quintas-feiras, à partir das 13h, no centro de saúde com agendamento médio no RH”.
O técnico de segurança do trabalho destaca ainda que as demais atividades serão desenvolvidas no prédio defronte do Paço Municipal, em sala específica para atendimento do servidor. “Teremos treinamentos, palestras de orientação e conscientização dos profissionais para o uso correto dos EPI’s”, afirma Valter, que lembra ainda que será executado levantamento dos equipamentos disponíveis e aquisição de novos EPI´s, de acordo com as necessidades.
“Com esse novo serviço, criado a pedido do prefeito Ivo Santos e com total apoio do secretário Neivaldo, teremos condições de prevenir acidentes, melhorar as condições de trabalho e de vida dos servidores, além de aumentar a nossa produtividade”, complementa.