A entrega dos certificados aos alunos do programa Projovem Trabalhador-Juventude Cidadã em Brasilândia (MS), realizada no dia 05 de novembro, na Câmara Municipal, contou com a presença da secretária estadual de Trabalho e Assistência Social, Tânia Mara Garib, e do prefeito Jorge Diogo. Foram entregues 32 certificados de três turmas do Arco Ocupacional de Administração.

O Projovem Trabalhador qualifica pessoas de 18 a 29 anos, em situação de desemprego e com renda per capita de um salário mínimo. Durante seis meses, no decorrer dos cursos, além do auxílio financeiro de R$ 100,00, lanche diário e transporte, os estudantes receberam o kit estudantil contendo mochila, estojo, lápis, caneta, borracha, apontador, caderno, crachá e duas camisetas com identificação do programa.
O vereador Evandro Inácio, que representou o Poder Legislativo na cerimônia, desejou boa sorte a todos. “Vocês estão sendo preparados para o mercado de trabalho, que hoje é competitivo, que exige qualificação. Vocês foram preparados para ter um futuro melhor”.
Na execução das ações de qualificação social e profissional foram abordados temas transversais como: equidade de gênero, elevação da escolaridade, gestão pública, terceiro setor, português, inglês e matemática, com carga horária de 350 horas, sendo 100 horas/aula de qualificação social e 250 horas/aula de qualificação profissional.
A secretária municipal interina de Assistência Social, Jô Silva, destacou que estão sendo desenvolvidos outros nove cursos profissionalizantes no município e parabenizou os participantes do Projovem Trabalhador. “Vocês foram preparados para um futuro promissor”.
A primeira dama, Léia Diogo, agradeceu e parabenizou a equipe da Assistência Social envolvida nas ações de oferecimento dos cursos profissionalizantes.
Para a realização desses cursos, o Governo do Estado buscou, junto ao Ministério do Trabalho e Emprego, programas voltados à juventude e aderiu ao Programa Nacional de Inclusão de Jovens, na modalidade Projovem Trabalhador, com uma meta de 5.500 jovens, de 18 a 29 anos, em 39 municípios do Estado.
O prefeito Jorge Diogo disse que, atualmente, 250 pessoas participam de cursos profissionalizantes em Brasilândia. “Estão se preparando para uma nova era, pois estamos próximos de uma cidade que está se transformando numa metrópole, que é Três Lagoas. As indústrias estão se aproximando de Brasilândia, nosso polo industrial atrairá novos empreendimentos. Por isso, estamos ampliando os cursos e vagas”.
PROJOVEM TRABALHADOR – No Estado, a gestão do programa é de responsabilidade da Funtrab, em conjunto com o Instituto Sealp, e parceria do Governo Municipal de Brasilândia, por meio da Secretaria de Assistência Social e Centro de Referência de Assistência Social (Cras).