Acontece, na próxima semana, a 3ª Conferência Nacional de Cultura, em Brasília, maior encontro do País para discussão a respeito das políticas culturais que vão nortear esta área no Brasil nos próximos anos. O evento ocorre de 27 de novembro a 1º de dezembro e, para a conferência, três delegados irão representar a região de Presidente Prudente. Da sociedade civil, irão o produtor cultural Renato de Jesus Souza Silva, de Irapuru, e o músico Murillo Altafine, de Regente Feijó. E representando o poder público, estará na conferência o vice-prefeito de Rosana, Denis Santos.
Para o irapuruense Renato de Jesus Souza Silva, também conhecido por Jesus de Burarama, esta é uma oportunidade de valorizar amplamente o que há de mais tradicional de nossa região, a cultura caipira, já que pouco se faz para garantir sua conservação na história. “Vamos defender as propostas de reconhecimento da cultura caipira como patrimônio imaterial do povo paulista, pleito que conseguimos aprovar nas Conferências Municipal (Irapuru), Intermunicipal (Presidente Prudente) e Estadual (São Paulo)”, explica.
A 3ª Conferência Nacional de Cultura será cenário para o aperfeiçoamento das políticas públicas já implantadas. Esta é uma oportunidade para que a sociedade civil e os governos avaliem as políticas culturais da União, Estados, Municípios e Distrito Federal e façam propostas para seu aperfeiçoamento. Nesta edição, o foco principal é a implantação do Sistema Nacional de Cultura, tendo em vista que a articulação entre a sociedade e o Estado é a garantia da construção de políticas culturais com bases sólidas e permanentes.
Estima-se que 2 mil pessoas de quase 3 mil cidades participem desta conferência. Serão avaliados, ainda, os resultados da 2ª Conferência Nacional, realizada em 2010. A conferência da próxima semana propõe debates distribuídos em quatro eixos, sob tema central ‘Uma Política de Estado para a Cultura: Desafios do Sistema Nacional de Cultura’.