A imagem de Nossa Senhora Aparecida instalada no trevo de acesso ao município de Monte Castelo foi totalmente restaurada, após vândalos causarem grandes danos à imagem, no fim do mês passado. O trabalho de restauração foi concluído na manhã da última terça-feira, 19.
Segundo informações do presidente da Associação dos Amigos da Cavalgada de Monte Castelo, Francisco Pereira dos Santos, essa mesma associação construiu a imagem no ano de 2001 e até então nenhum dado deste tipo havia sido registrado com a imagem no trevo da cidade. “Em reunião, decidimos restaurar a imagem por meio de recursos próprios do grupo, que recebe a ajuda da população através de eventos como o Chá da Tarde”, explica Francisco.
Juntos, a imagem e seu suporte têm mais de dois metros de altura. A coroa e nariz arrancados pelos vândalos, as mãos ficaram trincadas e também houve perfuração nas costas da santa. Outras partes do corpo também foram danificadas. O motivo e a identidade dos possíveis vândalos ainda é um mistério para a população.
O presidente da Associação ressalta que o morador da cidade, Paulinho Maia fez todo o trabalho de restauração voluntariamente. Apenas o serviço de pintura foi cobrado e feito por um profissional na área.
A Associação é responsável por fazer a manutenção no local, como aparar a grama e zelar pela limpeza, além de fazer a pintura quando necessário, segundo as informações de Francisco Pereira dos Santos.
O local onde a santa está instalada é uma propriedade particular, entretanto, muitos fiéis da cidade e também de outros municípios visitam a imagem.