A Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo já começa a preparar a Virada Cultural Paulista 2014, que terá uma grande novidade. Pela primeira vez, o evento que mobiliza todo o interior e litoral paulistas será realizado em dois fins de semana: metade dos municípios participantes terá Virada em 24 e 25 de maio; a outra metade em 31 de maio e 1º de junho. 

A mudança tem o objetivo principal de possibilitar que grandes nomes da música escalados para a programação possam se apresentar em um número maior de cidades. No formato atual, cada artista ou grupo se apresenta até duas vezes nos palcos da Virada; com o novo formato, poderão ser até quatro apresentações em municípios diferentes. Assim, um número ainda maior de pessoas terá a oportunidade de assistir, de graça, aos artistas mais requisitados pelo público.
Com a divisão da Virada em dois fins de semana, a população do interior e litoral também ganha a oportunidade de participar duas vezes do evento, podendo conferir a programação em cidades diferentes em cada fim de semana.
Ainda este ano, a Secretaria entrará em contato com os municípios participantes da última edição da Virada Cultural Paulista para ratificar o interesse em continuar participando do evento, além do compromisso em arcar com a contrapartida: enquanto o Estado garante a contratação dos artistas, os municípios são responsáveis pela estrutura de palco, luz, som, limpeza e segurança.
O evento deve ser realizado no mesmo número de cidades da edição 2013: 26 municípios.
HISTÓRICO – Realizada desde 2007 pelo Governo do Estado de São Paulo, a Virada Cultural Paulista promove 24 horas de atividades culturais inteiramente gratuitas e de forma simultânea em municípios do interior e litoral paulistas. O programa busca estimular a ocupação de espaços públicos da cidade, favorecendo a integração da população.
A programação é diversificada e inclui desde os nomes consagrados da música popular brasileira às tendências internacionais. Teatro, dança, circo, música eletrônica, artes visuais, performances e diversas outras linguagens artísticas também fazem parte da programação. No ano passado, quando o evento teve sua sétima edição, mais de 1,2 milhão de pessoas foram atendidas.