O governo municipal de Brasilândia (MS), por meio da Secretaria de Saúde, promove, no dia 23 de novembro, o mutirão contra o câncer de mama e para coleta do exame preventivo. O mutirão contra o câncer de mama segue o tema “Mulher que se toca, se cuida”.
A enfermeira Roberta de Fátima Assis da Cunha informou que, no dia 23, os exames contra o câncer de mama e a coleta para o exame preventivo serão realizados das 7h30 às 11h (MS), no “Postão”. O atendimento será com o médico Wanderlei e no ESF II com o médico Marcelo.
As unidades básicas de saúde permanecerão abertas até às 15h30, no sábado. Os médicos atenderão até às 11h, após esse horário, os preventivos e toques de mama serão realizados pelas enfermeiras.
CÂNCER DE MAMA – Conforme dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), o câncer de mama é o segundo tipo mais frequente no mundo, sendo o mais comum entre as mulheres, respondendo por 22% dos casos novos a cada ano. Se diagnosticado e tratado oportunamente, o prognóstico é relativamente bom. No Brasil, as taxas de mortalidade por câncer de mama continuam elevadas, muito provavelmente porque a doença ainda é diagnosticada em estádios avançados. Relativamente raro antes dos 35 anos, acima desta faixa etária sua incidência cresce rápida e progressivamente.
CÂNCER DE COLO UTERINO – O exame preventivo do câncer de colo uterino, popularmente conhecido como Papanicolau, é um teste realizado para detectar alterações nas células do colo do útero. Esse exame é a principal estratégia para detectar lesões precocemente e fazer o diagnóstico da doença bem no início, antes que a mulher tenha sintomas. Sua realização periódica permite que o diagnóstico seja feito cedo e reduza a mortalidade por câncer do colo do útero. O exame preventivo é indolor, simples e rápido. Toda mulher que tem ou já teve vida sexual deve submeter-se ao exame preventivo periódico, especialmente as que têm entre 25 e 59 anos.