O PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência) da FAI (Faculdades Adamantinenses Integradas) irá realizar o “1º Campeonato PIBID de atletismo”, por meio do subprojeto de Educação Física.
A competição será realizada na ACREA (Associação Cultural Recreativa Esportiva de Adamantina), no próximo dia 14, às 7h40. Participarão os alunos das escolas municipais Navarro de Andrade, Teruyo Kikuta e Eurico Leite de Moraes.
Um dos objetivos do PIBID é inserir os licenciandos no cotidiano das escolas da rede pública de educação, proporcionando-lhes oportunidades de participação em práticas docentes que busquem a superação de problemas identificados no processo de ensino-aprendizagem.
“Essa atividade consiste em inserir o aluno da graduação de Educação Física dentro da área que ele irá atuar após estar formado. Nós percebemos durante o trabalho que os alunos das escolas envolvidas têm uma grande aceitação pela modalidade de atletismo, por isso o PIBID da Educação Física resolveu elaborar esta competição”, afirma o coordenador de área do subprojeto de Educação Física, professor Marcelo Grespi Corradi.
De acordo com ele, as provas serão divididas por faixa etária e haverá sete modalidades do atletismo: 50 metros livre, 100 metros, 400 metros, revezamento 4 X 50 metros, revezamento 4 X 100 metros, lançamento da pelota e salto em extensão.
Os estudantes de primeiro, segundo e terceiro lugar receberão as medalhas respectivas de ouro, prata e bronze. A cada prova, os alunos bolsistas do PIBID irão fazer um controle de pontuação e, no final do campeonato, haverá a escola campeã em pontuação, a vice e a de 3º lugar.
“Gostaria de agradecer ao PIBID/CAPES/FAI pela oportunidade que vem dando ao subprojeto de Educação Física, porque durante este um ano e meio nós estamos trabalhando e já desenvolvemos vários projetos dentro das escolas. Para o bolsista que está envolvido no PIBID é excelente, pois ele está em contato direto com o meio escolar. Então é uma maneira de inseri-lo e, ao mesmo tempo, o aluno oferece subsídios aos professores das escolas auxiliando-os no desenvolvimento de novos materiais”, finaliza.