O superintendente da Pesca e Aquicultura, Marcos Alves Pereira, declarou apoio à instalação do escritório regional do ministério na região Oeste do estado de São Paulo para facilitar a prestação de serviços do órgão ao pescador no interior paulista. A declaração do superintendente federal aconteceu numa conversa entre o presidente da Colônia de Pescadores ‘Z-15 José More’, Orisvaldo Barreto, e o chefe de gabinete da Prefeitura de Panorama, Aparecido Roberto da Silva, durante visita à colônia na manhã de sexta-feira, 22, para entrega de carteiras de pesca.
Sem declinar preferência pessoal, Pereira informou que o prefeito de Presidente Epitácio, Sidnei Caio da Silva Junqueira (Picucha), tem a mesma reivindicação que Panorama.
‘A superintendência na região esta para ouvir Presidente Epitácio, Panorama e a outros municípios que possuam condições de implantar este escritório regional do Ministério da Pesca. Nós ouviremos todas as propostas, a que melhor atender a demanda do município e região, será a escolhida’, declarou.
Para a vinda do escritório regional, o município interessado precisa disponibilizar espaço físico e um funcionário público, e apresentar levantamento do número de pescadores a serem atendidos na cidade e região. Estima-se a existência de aproximadamente oito mil pescadores, na região Oeste do estado de São Paulo, população pesqueira concentrada na maior parte nos municípios ás margens do Rio Paraná.
‘É uma maneira de nós estarmos tendo conhecimento, e na medida do possível, resolvendo isso [implantação do escritório regional] para ajudá-los’, afirmou o superintendente que pretende oferecer cursos de capacitação para melhor aproveitamento da carne e do couro do pescado.
O superintendente deve retornar antes do término desse ano a Panorama para tratar de detalhes com a presidência da Colônia de Pescadores e Prefeitura, sobre a possibilidade de implantar a representação do Ministério da Pesca e Aquicultura no município.