A UAAJ (Unidade Avançada de Atendimento do Poder Judiciário) da FAI (Faculdades Adamantinenses Integradas), por meio do curso de Direito, em convênio com o Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, registrou 94 processos somente no mês de outubro, entre audiências realizadas e ações recebidas. O aumento pela procura dos serviços decorre da eficiência do atendimento prestado.
“Após o recebimento do litígio, uma audiência de conciliação já é agendada dentro de 20 dias, o que gera grande satisfação aos envolvidos”, avalia o servidor responsável pela Unidade Avançada, Lucas Bonora.
Os serviços disponibilizados gratuitamente ao público se referem aos direitos do consumidor, planos de saúde, resolução de acidentes de trânsito, conflitos de vizinhança, execução de títulos, como nota promissória e cheque, e cobranças em geral, além dos demais conflitos da área cível cujo valor envolvido não ultrapasse 40 salários mínimos.
Além da população de um modo geral, a Unidade, com o aumento da inadimplência, vem sendo muito procurada por comerciantes da cidade, que buscam uma rápida solução para suas pendências, como afirma Luis Carlos Stechi. “Dependendo da situação, se torna inviável procurar um advogado para tentar receber o acerto do cliente. A Unidade nos auxilia no recebimento dessas contas, contribuindo, assim, para a redução da inadimplência”.
As atividades desenvolvidas na Unidade Avançada podem ser acompanhadas pelos estudantes do curso de Direito, tanto nas audiências de conciliação como na produção de relatórios sobre essas audiências. Para atuarem como conciliadores é necessário um termo de compromisso assinado pelo juiz responsável.
Liliana Cristina Tino Parisoto, estudante do 10º termo do curso de Direito da FAI, atua na conciliação e afirma que os conhecimentos práticos refletem positivamente para o acadêmico, que como futuro advogado, não basta só dominar as técnicas jurídicas e oratórias, mas também zelar por um bom acordo. “Além de sair da faculdade com a cultura da conciliação, o aluno aprende a encarar com eficiência e lealdade esse real desafio, procurando entender os contornos necessários para se obter um acordo satisfatório aos interesses dos jurisdicionados, dentro dos limites possíveis que permeiam o caso concreto. Permite também ao acadêmico o contato direto com os assuntos tratados pela justiça, propiciando um melhor aprendizado”, diz Liliana.
A Unidade Avançada está localizada no centro de Adamantina, na Rua Adhemar de Barros, nº 130, em frente ao Fórum. Os serviços jurídicos são disponibilizados de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, ininterruptamente. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (18) 3522- 2864.