Tradicionais com diversas formas e com infinidade de cores, a iluminação feita pelos pisca-piscas é indispensável nas decorações natalinas em avenidas, estabelecimentos comerciais, órgãos públicos e residências, dão um toque especial nas festas de fim de ano.
Para que os enfeites não causem problemas, é preciso tomar alguns cuidados na hora da escolha e de ligá-los para evitar acidentes como choque elétrico, curto-circuito ou até mesmo incêndio.
De acordo com o tenente do Corpo de Bombeiros, Maxwel Isidoro da Silva, na hora da instalação das luzes, deve-se constatar uma boa afiação, verificar as condições das lâmpadas e se existe algum dano ao fio.
Maxwel também alerta sobre o uso do “benjamim”, acessório elétrico multiplicador de tomadas, utilizado para conectar diversos aparelhos em uma mesma tomada. Esse adaptador pode sobrecarregar a rede elétrica acarretando acidentes ou defeitos ao equipamento conectado, podendo pegar fogo. “É necessário distribuir os pontos de energia e não ligá-los todos em um mesmo local”, adverte.
O tenente ainda informa que nunca houve acidentes com árvores de Natal no município, porém, deve-se evitar manter as luzes acesas durante toda a noite. As lâmpadas poderão ficar superaquecidas e em contato com algum outro ornamento, existe o risco de pegar fogo. Além de diminuir o gasto excessivo, diminui o risco de acidente durante a noite. As luzes também nunca deverão ser usadas com adereços de metal ou material semelhante.
As luzes que tornam a festa ainda mais bonita podem oferecer riscos se não forem devidamente instaladas. Pisca-piscas de má qualidade e “gambiarras” feitas na instalação elétrica além de causar acidentes podem aumentar no consumo de energia.
COMÉRCIO – O cuidado também deve começar na hora da compra do material. Em Dracena, as lojas do comércio oferecem uma grande variedade de produtos. A embalagem precisa conter as instruções de instalação e manuseio. A voltagem também deve ser checada, pois alguns estabelecimentos fornecem a venda em outras voltagens. As luzes de LED são mais seguras em relação às outras. Com via útil extremamente longa, pode trazer uma economia de energia de até 90%. São muitas variedades com modelos que custam de R$ 10 a R$ 35 contendo 100 lâmpadas.
SERVIÇO – Em caso de acidentes ou incêndios é importante desligar imediatamente o disjuntor geral e acionar os bombeiros pelo número 193.