Começa hoje, 12, o horário especial noturno do comércio de Dracena e de alguns municípios vizinhos. As lojas terão horários estendidos devido ao movimento intenso das compras de Natal.
Segundo a gerente administrativa da Associação Comercial e Empresarial (ACE) de Dracena, Rosana Valcezi, se comparado com a mesma época de 2012, este ano é esperado um aumento de 15% a 20% nas vendas deste final de ano.
Em relação à questão que envolve a economia, Rosana ressalta que mesmo aquelas pessoas que optarem por usar o 13° para pagarem dívidas, deverão gastar com algum item novo no comércio (como roupas, calçados, alimentação, eletrônicos) e contrair novas dívidas. “Os empresários estão bastante confiantes com as vendas”, avalia.
A expectativa da Associação é que as vendas cresçam em 30% em relação ao mês de novembro.
Do dia 12 a 23 deste mês, o horário será das 9h às 22h, sendo nos sábados – 14 e 21, das 9h às 17h. No dia 24, véspera de Natal, o comércio ficará aberto das 9h às 18h e no dia 25, 1° e 2 de janeiro será fechado ao público.
As compensações dos horários estendidos ocorrerão no dia 26, das 13h às 18h. No dia 27 das 9h às 18h; dia 28, das 9h às 13h; dia 31, véspera de ano novo das 8h às 12h e, nos dias 6 de janeiro e 5 de março (quarta-feira de Cinzas) o comércio atenderá das 13h às 18h.
Os comerciantes que aderirem a esse horário deverão respeitar os dias e os horários de compensação, bem como o intervalo de duas horas de almoço e uma hora para o jantar.
O acordo do horário foi firmado pela ACE junto ao Sindicato dos Funcionários do Comércio de Dracena e região.
PRAÇA – Para marcar a abertura do horário especial no comércio, hoje às 20h30, tem início a comemoração de Natal, com a chegada do Papai Noel em Dracena, que percorrerá as avenidas Presidente Vargas e Presidente Roosevelt e seguirá até a Praça Arthur Pagnozzi. O principal personagem do Natal receberá as crianças na casinha do Papai Noel fixada na Praça. Nos últimos dias, a casinha recebeu melhorias, como pintura e reparos.
Este ano por questão de segurança e de espaço, a árvore de Natal de 11 metros de altura e seis metros de base não será instalada na praça junto à casinha assim como ocorreu nos dois últimos anos, segundo informações do secretário de Obras e Assuntos Viários, Aparecido Celestino.
Cido conta que este ano será instalada em frente à Prefeitura e acredita que terá uma boa visibilidade. “Tivemos que refazer a base dela e acertar alguns detalhes”, diz.
A instalação da casinha do Papai Noel e a árvore de Natal tiveram a participação de representantes da Secretaria de Obras e Assuntos Viários; da secretária de Cultura e Turismo, Mayra Simões e da secretária de Indústria, Comércio e Habitação, Cristina Rosa de Lima.
Esse é o terceiro ano que a Prefeitura faz parceria com a ACE na decoração natalina da praça central.
TUPI PAULISTA – Em Tupi Paulista, o comércio também abre em horário especial nesta noite, com a abertura da Casinha do Papai Noel marcando o início das festividades do Natal na cidade. Haverá desfile da Banda Facmol, de Pereira Barreto, às 20h, percorrendo a avenida 9 de Julho, a partir da Cotuca até a Casinha do Papai Noel. Depois que a banda passar, o Papai Noel abrirá oficialmente a casa para visitação. No Jardim Público Municipal, haverá praça de alimentação nos dias 12 e 13, organizada por entidades assistenciais do município.
Na noite de amanhã, 13, ao lado da Casinha do Papai Noel, está programada a apresentação do Projeto Guri.