Com uma média mensal de 200 a 250 doadores, o Banco de Sangue de Dracena necessita de todos os tipos sanguíneos, principalmente o O positivo e o A positivo que se encontram em situação crítica.

A reportagem constatou de perto as geladeiras de estoque do banco e a maioria das gavetas estão vazias. Mesmo com uma média de doação de cerca de 10 pessoas por dia, o necessário para manter o estoque de bolsas seria de pelo menos 20 doadores por dia.

Para tentar alavancar o número de doadores, no dia 31 de outubro, os vereadores dracenenses, Divanir Ledo, Juninho do Esporte e Moacir Shoiti Kanezawa lançaram a campanha ‘Sangue Bom’ que continuará a ser desenvolvida em 2014.

A ideia é bem simples. Aqueles que doarem sangue receberão uma carteirinha com informações pessoais do doador, time que torce e os dias que ele doou sangue. Após um ano de início da campanha, os organizadores contabilizarão qual time teve mais adeptos e em seguida, promoverão o sorteio de duas camisetas oficiais para o time que mais doou sangue.

Somente em novembro, 50 doadores torcedores participaram da campanha, dentre eles, 29 corintianos, 10 são-paulinos, oito palmeirenses e três santistas. Os vereadores afirmam que esse número está dentro da média até então pensada por eles na idealização da campanha. No entanto, enfatizam que ainda é necessária uma maior participação dos torcedores.

A farmacêutica bioquímica do Banco de Sangue, Rebeca Maria de Arruda Oliveira, explica que apesar de haver um ciclo para doação de como novembro iniciou com a doação dos torcedores corintianos, este mês é a vez do time do Palmeiras, em janeiro serão os santistas e para finalizar o ciclo, os torcedores do São Paulo doarão durante todo o mês de fevereiro e assim, sucessivamente, até completar um ano de campanha. É importante ressaltar que “nada impede que os torcedores participem fora do mês estimulado para cada time, porque toda doação será registrada na carteirinha do doador”, diz.

A campanha é aberta a homens e mulheres que se encaixem nos requisitos exigidos pelo Banco de Sangue.

Rebeca adverte que devido às festas de final de ano e férias, o número de doações cai, por outro lado aumenta o número de acidentes. “Todo dia são utilizadas uma média de 12 a 20 bolsas, que servem para atender as vítimas dos casos de acidentes, doenças crônicas (anemia, hemodiálise e outras) e também em cirurgias”, conta.

Com o início da campanha, o lanche servido aos doadores melhorou e muito. A Panificadora Delícia e a Fruteza reforçam a alimentação servida sem custo algum para o Banco de Sangue.

Na manhã de quarta-feira, 11, o jovem Jéser Oliveira participou pela primeira vez da doação. Para ele, a vantagem de doar “é poder salvar vidas, isso é o mais importante”, ressalta.

Cada doação leva em média 15 minutos, porém antes é necessário passar por uma triagem laboratorial com teste dos hematócritos, aferição da pressão e triagem clínica (entrevista).

PARA SER UM DOADOR – Basta ter entre 16 (dos 16 até 18 anos incompletos, apenas com consentimento formal dos responsáveis) e 69 anos; pesar mais de 50 quilos; também é recomendável que o doador esteja descansado e alimentado com comidas leves (evitar alimentação gordurosa nas quatro horas que antecedem a doação, como queijo e salgadinhos) e tenha dormido pelo menos seis horas nas últimas 24 horas que antecedem a doação. É necessário levar um documento com foto. 

QUEM NÃO PODE DOAR – Quem teve diagnóstico de hepatite após os 10 anos de idade; mulheres grávidas ou amamentando; pessoas que estão expostas a doenças transmissíveis pelo sangue como AIDS, hepatite, sífilis e doença de chagas; usuários de drogas; aqueles que tiveram relacionamento sexual com parceiro desconhecido ou eventual sem uso de preservativos. 

SERVIÇO – Interessados podem procurar o Banco de Sangue, de segunda à sexta-feira, das 7h às 11h, na rua São Paulo, ao lado da capela da Santa Casa. Mais informações sobre a campanha pelo telefone (18) 3821-8466, ramal 2025.

BANCO DE SANGUE – O Banco de Sangue local atende moradores dos 13 municípios da região, nos hospitais de Dracena, Tupi Paulista e Junqueirópolis.

Cada bolsa de sangue corresponde de 300 a 400 ml de sangue, em seguida, separado em diferentes componentes (como hemácias, plaquetas, plasma e outros), poderá beneficiar mais de um paciente com apenas uma doação. A data de validade da hemácia é de 35 dias, e, de apenas cinco dias para a plaqueta.

Faz parte da equipe do Banco de Sangue, o médico responsável Sylvio Adir Miguel e a enfermeira Maria Inês Cremon Miguel.