Deverá terminar nos próximos dias, o trabalho de terraplanagem no terreno que servirá para a instalação da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) em Dracena, localizada no bairro São Cristóvão. As obras iniciaram no último dia 2.

Segundo informações da secretária adjunta de Saúde, Geni Pereira Solo Pessin, a licitação para o trabalho ocorreu no dia 26 de novembro, tendo a empresa vencedora, Pontal Engenharia de Presidente Venceslau.

“Eles trabalham no terreno fazendo o aterro para após receber o alicerce para o início da construção que, de acordo com a portaria, está previsto para ficar pronto no final do ano de 2014”, explica Geni.

A UPA vai atender pacientes de urgência e emergência, como vítimas de acidentes automobilísticos graves, dores agudas, infartos, convulsões, AVC (acidente vascular cerebral), entre outros quadros.

Pelo menos dois médicos estarão atendendo na Unidade 24 horas por dia. Segundo Geni Pessin, assim que o paciente chegar à Unidade receberá os atendimentos emergências pelos médicos e depois de estabilizado, permanecerá em um leito, aguardando a transferência para as Santas Casas de Dracena, Junqueirópolis, Tupi Paulista ou Panorama, dependendo a sua situação. “Os casos mais graves serão encaminhados para o Hospital Regional (HR) de Presidente Prudente ou outros hospitais de referência”, informa.

ATENDIMENTO REGIONAL – A UPA vai atender os 12 municípios da microrregião de Dracena. O prédio, segundo a secretária-adjunta terá 1.335 metros quadrados de área e será construído em um amplo terreno público, situado na avenida São Cristóvão, nas esquinas das ruas Dom Bosco e Santa Inês, ao lado de uma praça do bairro.

A planta do projeto prevê várias repartições, desde salas de pré-consulta, consulta, inalação, sutura, soro e almoxarifado.

A UPA é um projeto do Governo Federal e junto com a Unidade, funcionará a Unidade de Suporte Avançada (USA) que fará o transporte dos pacientes.

O projeto completo com equipamentos da UPA e de transportes da USA está orçado em R$ 2 milhões.

A secretária-adjunta explica que a UPA não fará atendimentos ambulatoriais, como inalações, dores abdominais, exames simples, suturas e curativos.