A Prefeitura através da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social realizou na tarde de quinta- feira, 12, no auditório da Fundec, o encerramento das atividades do Programa Ação Jovem do ano de 2013, contando com a participação de jovens, familiares a apresentação da Orquestra de Sopro da Banda Danuza Motta.
A responsável pelo Programa na cidade é a assistente social, Elisandra Murer Fruchi, que apresentou vídeo com retrospectivas dos temas abordados durante o ano. Elisandra agradeceu aos jovens e seus responsáveis, a Secretaria de Assistência Social, aos palestrantes, a Fundec pela pareceria.
“AÇÃO JOVEM” – Atende atualmente 332 jovens em Dracena e é um programa de transferência de renda do Governo do Estado de São Paulo voltado aos jovens de 15 a 24 anos de idade, de ambos os sexos, com renda familiar de até meio salário mínimo per capita e que estejam cursando o ensino fundamental e médio no município, estimulando a conclusão da escolaridade básica, ou seja, Fundamental e Ensino Médio e proporcionando a oferta de ações complementares para o desenvolvimento pessoal.
Para esta finalidade, o jovem recebe uma bolsa mensal no valor de R$ 80 e com a obrigatoriedade de 75% de frequência mínima por semestre, aprovação escolar, participação nas atividades complementares oferecidas pelo município e, caso seja gestante, comprovação das consultas pré-natal.
Estes jovens beneficiados participam de encontros mensais e também desenvolvem trabalho produtivo na condição de aprendiz ou realizam cursos profissionalizantes e técnicos. Em Dracena conta com a parceria da “Instituição Novo Amanhecer”.
A responsável pelo programa ainda destaca que no início do ano serão abertas novas vagas, em virtude do encerramento da participação de muitos jovens que estão concluindo o ensino médio, contemplando em princípio os inscritos na lista de espera, com possibilidade de inclusão de demais interessados que podem procurar a Secretaria de Assistência Social, na avenida dos Expedicionários, 1.370, fone (18) 3822-6899.