A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustível (ANP) divulgou listagem com as cidades do Oeste Paulista com potencial para a extração de gás xisto. Adamantina foi uma das cidades apontadas no estudo, que envolve blocos exploratórios da Bacia Hidrográfica dos rios Paraná, Paranapanema, Aguapeí e Peixe, leiloados em 29 de novembro pela própria ANP. 

Em todo o Pontal do Paranapanema, Sorocabana (região de Presidente Prudente) e na Nova Alta Paulista, 42 municípios foram identificados como potenciais locais para a instalação de campo de extração.
Em São Paulo foram leiloados cinco blocos, somando uma área de aproximadamente 11 mil quilômetros quadrados. O bloco que abrange a região da Nova Alta Paulista tem distância mínima dos blocos para o gasoduto Brasil-Bolívia de 28 quilômetros e máxima de 180 quilômetros, o que indica a possibilidade de novos gasodutos ligando as cidades abrangidas pela exploração.
São esperados ainda, investimentos em logística regional para a exploração geológica, contratação e treinamento de profissionais, além de direcionamento de parte dos royalties aos municípios com campo de exploração.
RISCOS
AMBIENTAIS – Apesar da expectativa por investimentos, principalmente pela lucratividade da extração do Gás Xisto ser mais lucrativa do que a extração de petróleo na área do pré-sal, há sérios riscos de contaminação do lençol freático.
A principal preocupação regional é centrada nos possíveis prejuízos ao Aquífero Guarani, o maior manancial de água doce subterrânea do mundo, localizado sob o solo das cidades abrangidas pela futura exploração do gás. O Aquífero abrange além do Brasil, os países Paraguai, Argentina e Uruguai.
CIDADES LISTADAS – As cidades identificadas como potenciais para a extração do Gás Xisto, na região oeste do Estado de São Paulo são Adamantina, Alfredo Marcondes, Álvares Machado, Anhumas, Caiabú, Caiuá, Dracena, Emilianópolis, Estrela do Norte, Flora Rica, Flórida Paulista, Iepê, Indiana, Inúbia Paulista, Irapuru, Junqueirópolis, Lucélia, Marabá Paulista, Mariápolis, Martinópolis, Mirante do Paranapanema, Nantes, Narandiba, Pacaembu, Piquerobi, Pirapozinho, Pracinha, Presidente Bernardes, Presidente Epitácio, Presidente Prudente, Presidente Venceslau, Rancharia, Regente Feijó, Ribeirão dos Índios, Sagres, Sandovalina, Santo Anastácio, Santo Expedito, Taciba e Tarabai.