Para evitar a balança do Departamento de Estradas e Rodagens (DER), instalada na rodovia Comandante João Ribeiro de Barros (SP-294) os caminhões com excesso de pesos permitidos para circular na rodovia, continuam mantendo a rota de fuga pela estrada vicinal entre Dracena a Junqueirópolis.
Os caminhões e carretas com pesos irregulares entram no perímetro urbano de Dracena e desviam da balança pela estrada vicinal da Pousada Bom Samaritano (Vicinal Mário Covas) até Junqueirópolis, causando danos na estrada, poeira que incomoda os moradores nas margens da vicinal e aumentam riscos de acidentes.
Segundo o responsável pelo setor de Trânsito da Prefeitura de Junqueirópolis, Luiz Pelegrinelli, a Polícia Militar vem fazendo fiscalizações em trechos da estrada para evitar o tráfego de caminhões. “Autuações vêm sendo feitas, mas os abusos continuam”, informou.
Placas de sinalização, alertando da proibição dos caminhões transportando cargas foram instaladas no trecho da estrada. “Mesmo assim, estão sendo feitas autuações todas as semanas e nesses casos, o motorista é obrigado a voltar para Dracena pela SP-294 para passarem pela balança”, explica Pelegrinelli. O período de maior movimento de caminhões com cargas na vicinal é de manhã e à tarde.