Na terça-feira, 17, ocorreu no município de Panorama, o encontro dos policiais militares responsáveis pelo adestramento dos cães de polícia da área do batalhão (Osvaldo Cruz a Panorama). O evento aconteceu na sede do 2º Pelotão da Polícia Militar, da cidade, onde está instalado o Canil Setorial correspondente ao 25º Batalhão de Polícia Militar de Dracena.
Na oportunidade, estiveram presentes também o subcomandante interino do 25º BPM/I, capitão Nivaldo Donizete Terra e o comandante interino da 4ª Companhia PM, tenente Marcelo Cavalcante, os quais coordenaram os trabalhos e recepcionaram outros policiais militares do Canil Matricial do 18º BPM/I sediado, em Presidente Prudente, convidados para o evento.
Sob os cuidados do subtenente José Antonio dos Santos, foram avaliados tecnicamente tanto o desempenho dos cães, quanto os conhecimentos dos adestradores do Canil Setorial do 25º BPM/I, com o intuito de elevar o nível de desempenho operacional, sobretudo, no que se refere aos treinamentos voltados à detecção de substâncias entorpecentes.
Além de desenvolver periodicamente o policiamento ostensivo preventivo com cães em eventos nos 22 municípios da área do 25º BPM/I, ao longo da existência do Canil Setorial, inúmeras operações resultaram na apreensão de substâncias entorpecentes que ocasionaram a prisão de dezenas de traficantes.
Ao contrário do que algumas pessoas pensam, o adestramento de cães de polícia está fundamentado no agrado e correção, sem o emprego de qualquer tipo de meio cruel contra os animais, os quais estabelecem vínculo de extrema lealdade aos seus adestradores. Os animais, após oito anos de trabalho ou dez anos de idade são aposentados e normalmente passam a morar na residência de seus adestradores em virtude dos laços de amizade que vão além dos deveres profissionais.