Com os grupos da primeira fase já definidos, a CBF vai começar a monitorar os jogadores selecionáveis dos três primeiros adversários brasileiros na Copa do Mundo.
A partir da próxima semana, o técnico Luiz Felipe Scolari vai receber relatórios a cada rodada com o desempenho dos croatas, mexicanos e camaroneses pelos seus clubes.
Até a Copa, só haverá mais uma data Fifa para jogos entre seleções. A análise terá de ser feita com base nas atuações dos jogadores por seus times. Todos os atletas que foram titulares nas eliminatórias serão observados.
O primeiro adversário do Brasil será a Croácia, no dia 12 de junho, em São Paulo. Depois, o time nacional enfrentará o México, no dia 17, em Fortaleza. O último jogo na fase de grupos será contra Camarões, no dia 23, em Brasília.
O trabalho de “espionagem” será coordenado por Thiago Larghi, que foi contratado pela CBF para ser analista de desempenho.
“Agora que definiram os adversários, vamos analisar mais detalhadamente esses times”, disse Scolari.
Classificado na repescagem, o México é considerado o rival mais perigoso pelo técnico brasileiro. O atacante Chicharito Hernández, do Manchester United, da Inglaterra, e o meia Giovanni do Santos, do Villarreal,da Espanha, são os destaques.
Apesar de ter feito uma eliminatória pífia e decepcionado na Copa das Confederações, o México foi o carrasco dos brasileiros na Olimpíada de Londres, em 2012.
Na Croácia, Scolari não vai precisar se preocupar com o atacante Mandzukic, do Bayer de Munique, da Alemanha. Ele foi expulso no último jogo das eliminatórias e terá que cumprir suspensão no Itaquerão. O meia Modric, do Real Madrid, da Espanha, desperta atenção.
O brasileiro naturalizado croata Eduardo dos Santos, do Shakhtar Donetsk, também será monitorado. Ele esteve fora da seleção nos últimos jogos por contusão, mas o treinador Niko Kovac disse na Bahia que pretende contar com o jogador no Mundial.
Samuel Eto’o é o principal destaque dos camaroneses.
No próximo ano, o Brasil terá apenas um amistoso antes da convocação final. No dia 5 de março, a seleção enfrentará a África do Sul, em Johannesburgo. Em 7 de maio, Scolari vai anunciar os 23 jogadores que disputam o Mundial.
GOLEIRO – Luiz Felipe Scolari espera que o goleiro Júlio César defina seu futuro até o próximo mês. Titular da seleção, o ex-flamenguista amarga a reserva no Queens Park Rangers, da segunda divisão inglesa.
O jogador já admite voltar a jogar no Brasil em 2014. O Palmeiras já mostrou interesse no goleiro. A inatividade de Júlio César é a principal preocupação do treinador, que o considera titular da seleção na Copa.