A Secretaria Estadual do Meio Ambiente promoveu nesta terça-feira, 10, no Palácio dos Bandeirantes, a cerimônia de premiação do programa Município Verde Azul. São João do Pau D’Alho ficou na 43ª posição do Ranking Ambiental Paulista 2013, com 83,3 pontos. A cidade está entre as 70 cidades com nota acima de 80, certificadas.
A solenidade contou com a presença do secretário estadual do Meio Ambiente Bruno Covas e do governador Geraldo Alckmin. Estiveram presentes para receber a premiação o prefeito Manoel Pereira, o interlocutor do programa Eliel Mompean, a engenheira ambiental Daniela Lima e o engenheiro agrônomo do município Roberto Arakaki.
Em 2013, o Programa Município Verde Azul da Secretaria do Meio Ambiente (SMA) do Estado de São Paulo comemora grandes avanços na política ambiental paulista. Todas as ações realizadas em 2013 foram avaliadas pela equipe do programa e reconhecidas pelo Governo do Estado de São Paulo.
Em seu sexto ano, o Município Verde Azul teve elevação da nota média dos municípios participantes. Em 2012, foi 40,35, em 2013 passou para 46,25. Neste ano, foram cadastrados no programa 587 municípios, dos quais 489 entregaram planos de ação e foram avaliados. Destes, 73% são novas gestões, prefeitos eleitos em 2012 e 27% foram prefeitos reeleitos.
INVESTIMENTOS – A participação do Município no programa é pré-requisito para a liberação de recursos do FECOP (Fundo Estadual de Controle da Poluição), controlado pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente. Já a certificação garante à administração municipal a prioridade na captação de recursos.
As dez diretivas exigidas pelo programa para o desenvolvimento da agenda ambiental são: Esgoto Tratado, Resíduos Sólidos, Biodiversidade, Arborização Urbana, Educação Ambiental, Cidade Sustentável, Gestão das Águas, Qualidade do Ar, Estrutura Ambiental e Conselho Ambiental.