O Clube Amigos da Viola, através de seu projeto Comitiva Caipira – Resgatando a Cultura Caipira no Oeste Paulista, foi um dos contemplados pelo MinC (Ministério da Cultura) para receber o prêmio Culturas Populares – 100 anos de Mazzaropi, que visa reconhecer e premiar a atuação de Mestres e Grupos/Comunidades responsáveis por iniciativas que envolvam expressões das culturas populares brasileiras.
Atualmente, o clube é parceiro do Caipirapuru, de Irapuru; Clube Amigos da Viola, de Junqueirópolis; Associação Regional de Violeiros, Clube do Meio Artístico e Grupo Chora Viola, de Presidente Prudente; além de ser criador do Pacaviola – Encontro de Violeiros de Pacaembu; Fecajun – Festival Caipira de Junqueirópolis; e Viola Solidária – Encontro de Violeiros da Solidariedade, de Martinópolis.
Para o criador e coordenador do clube, Renato de Jesus Souza Silva, escritor e cordelista Jesus de Burarama, este é um importante reconhecimento do trabalho realizado na região de Presidente Prudente. “O Clube Amigos da Viola completa agora, em 2013, dez anos de promoção, resgate e fomento da cultura caipira em várias de suas vertentes, como música raiz, viola caipira, artesanato típico e, através do Cordel Caipira, da literatura oral oriunda dessa que é a mais tradicional e autêntica cultura do povo paulista”, salienta Silva.
SOBRE O PRÊMIO – O Prêmio Culturas Populares foi instituído pela Secretaria da Identidade e da Diversidade Cultural (SID/MinC) no ano de 2007, fortalecendo as expressões ao mesmo tempo em que identifica, valoriza e dá visibilidade às atividades culturais brasileiras.