A Prefeitura de São Paulo afirmou que a implantação de faixas exclusivas de ônibus foram responsáveis por um ganho médio de 38 minutos por dia do tempo de viagem dos passageiros.

O estudo, divulgado nesta sexta-feira (20), comparou a velocidade média dos ônibus antes e depois das faixas. A conclusão é que a velocidade passou de 14,2 km/h para 20,6 km/h –um aumento de 45%.

A pesquisa considera os 291 km de faixas implantadas até novembro. Segundo o estudo, cerca de 3 milhões de passageiros foram beneficiados pelas faixas de um universo total de cerca de 4,5 milhões.

Fernando Haddad (PT) adiou para janeiro de 2014 a discussão sobre a restrição de táxis nos corredores e faixas exclusivas de ônibus. Ele disse que chegou a pensar em fazer essa reunião nesta terça-feira (17), mas “ia ficar muito em cima”.

Hoje, táxis com passageiros podem circular pelas faixas de ônibus, mas a prefeitura estuda restringir o uso apenas aos coletivos. “Nós vamos reunir os conselhos da Cidade e do Transporte para apresentar os estudos porque não queremos tomar uma decisão sozinhos. Seria de bom tom se a gente fizesse uma discussão na Câmara”, disse o prefeito.

O anúncio foi feito por Haddad na zona sul da cidade, enquanto ocorria uma manifestação de taxistas. O grupo começou uma carreata antes das 6h e passou por várias vias importantes, como as avenidas Paulista e 23 de Maio. Para prejudicar o trânsito, o grupo trafegou em baixa velocidade.