As comemorações do réveillon chamam atenção pela sua beleza e glamour. A bela ceia, família reunida, vestimentas brancas e a meia-noite as cores dos fogos de artifício garantem o brilho da virada do ano. Porém, alguns cuidados devem ser tomados com os artefatos e o manuseio de tais produtos sem a devida segurança pode causar mutilações, cegueiras e levar até a morte.

O espetáculo de luz que atrai os olhares esconde um grande perigo. Segundo dados do Ministério da Saúde, nos últimos cinco anos, mais de 1.300 pessoas foram internadas no País por acidentes causado pelo manuseio dos fogos, algumas foram vítimas fatais.
“Para não transformar as celebrações em uma tragédia, deve-se evitar dar qualquer tipo de fogos de artifícios para menores de 18 anos e evitar que as crianças estejam expostas aos riscos das explosões”, alerta a especialista Marta Silva, do Ministério da Saúde.
Em caso de acidente, as pessoas devem lavar o ferimento com água corrente, evitar tocar na área queimada e não usar nenhuma substância sobre a lesão – como manteiga, creme dental, clara de ovo e pomadas. Em seguida, o ferido deve ser encaminhado à unidade de saúde mais próxima, para atendimento médico adequado.
O Corpo de Bombeiros de Dracena alerta a população contra possíveis danos causados por fogos de artifício nesse período de festas, devendo tomar alguns cuidados que são imprescindíveis como: soltar fogos próximos de pessoas, residências ou fios de eletricidade; nunca tentar reutilizar os fogos que tenham falhado; jogar água antes de manuseá-los novamente; nunca faça experiência, ou tente modificar os artifícios e ao utilizar, leia atentamente as instruções contidas nas embalagens; e observe as possíveis falhas de fabricação.
Na utilização, mantenha os braços para o alto, distantes do corpo durante o disparo. Se o foguete falhar, continue na mesma posição por pelo menos 20 segundos. Em seguida, deposite-o imediatamente na água, a fim de evitar riscos. Cuidado na hora de trocar um foguete pelo outro. Se o encaixe for feito pelo lado contrário, o mesmo irá explodir na mão do usuário.
ANIMAIS – Os animais entram em pânico quando os rojões e fogos de artifício começam a estourar. Cães e gatos ouvem bem melhor que os humanos. Por isso, o barulho é um grande incômodo para eles. Nessa época do ano, deve-se tomar alguns cuidados para um melhor conforto do animal de estimação.
A primeira coisa a fazer nas noites de festa é fechar bem as portas e as janelas. No desespero, cães e gatos tentam fugir; coloque seu bicho em um lugar onde ele se sinta seguro. Se puder se antecipar aos fogos, monte um refúgio com água, comida, casinha e brinquedos; e não deixe seu cachorro ou gato na coleira. Muitos animais, quando presos, morrem por enforcamento, no desespero de fugir dos fogos e rojões.