O Jornal Regional está preparando grandes inovações na área da informação digital para o início de 2014. O site (portalregional.net.br) está sendo totalmente reestruturado, em uma parceria com a Upcode, empresa de Adamantina que atua na área de desenvolvimento de softwares e websites, design e criação, e programação de sistemas.

A proposta é garantir a mesma qualidade do conteúdo já oferecido pelo atual portal on line que, desde seu lançamento, em 30 de outubro de 2009, já recebeu 2.723.292 visualizações. Entre as novidades está o “web design responsivo”, utilizado para elaborar sites com boa experiência de visualização, fácil leitura e navegação redimensionada para diversos dispositivos. Em outras palavras, o Portal Regional passa a se adaptar a quaisquer tipos de monitores de computador, ou telefones celulares. E no caso de smartphones e tablets, os usuários também poderão instalar um atalho em seus aparelhos, para acessar ao site de forma direta e ágil, ao invés de utilizar o navegador comum da internet.

O layout também está recebendo uma nova aparência, com um visual mais moderno, clean, e outro modo de disponibilizar e organizar as notícias no site, que recebe, atualmente, uma média de 5 mil visitas por dia. E um toque especial será implementado, com a previsão do tempo que ficará disponível na página principal, de acordo com o local de onde o usuário acessa, em qualquer parte do País.

O desenvolvedor do site, Rafael Alves da Silva, da Upcode, explica que para esta reestruturação foram feitas várias pesquisas em sites bem conceituados, como a Folha de São Paulo e o Estadão.

Para ele, uma das prioridades é acompanhar o que há de mais moderno na área da cultura digital, como por exemplo, favorecer as imagens. Isto porque, para se ter uma ideia, a categoria “Galeria de Fotos”, do Portal Regional, está entre as mais buscadas pelos internautas, com 334.328 acessos desde sua criação. “E também serão mais explorados os vídeos, que poderão estar linkados às notícias [texto e fotos]. Estes vídeos podem ser do próprio jornal ou reprodução da internet”, explica.

A equipe do Jornal Regional também irá receber suporte técnico de Osmar Scobin, que há anos acompanha o veículo, dando suporte no sistema interno da empresa de comunicação. Assim, as informações serão publicadas com mais agilidade para todos os brasileiros que buscam informações sobre a região.

Atualmente, depois do Brasil, os países que mais acessam ao site são Japão, Estados Unidos, Portugal, Suíça, Reino Unido, Canadá, Itália e Alemanha.

O diretor comercial do Jornal Regional, Márcio Magno Ribeiro, salienta que os usuários só terão benefícios com o novo site. Segundo ele, o que está “dando certo se manterá”, como a versão impressa do jornal, que seguirá disponível em pdf diariamente, para visualização on line. Além disso, categorias como o “Classificados” também continuarão, mas com melhorias. “O Classificados vai ter um destaque maior, com outra estrutura, para melhor visualização do anúncio”, comenta. O serviço está entre os mais acessados; desde que foi inserido ao Portal, o Classificados já teve 555.626 acessos.

A estimativa é que o novo site fique pronto em 60 dias. “Queremos acompanhar a tecnologia de ponta, fornecer aos assinantes o que há de última geração com relação aos sistemas de site e internet, oferecendo aos internautas mais facilidade, comodidade e qualidade”, garante Ribeiro. (Dados obtidos pela reportagem na tarde de ontem, 6, através do Google Analytics).