O controle rigoroso da entrada e saída de medicamentos possibilitou à administração de Brasilândia – MS, acabar com a falta frequente de remédios, na Farmácia Central do município, o que prejudicava o tratamento dos pacientes. Com uma relação de mais de 120 itens pactuados e mais de 180 não pactuados, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, garante que não falta mais remédio na unidade.
O coordenador da Farmácia Central, Samuel Marques Turquetto, explicou que os 124 medicamentos pactuados são de fornecimento obrigatório e contam com recursos federais, estaduais e municipais. Já os outros 188 medicamentos não pactuados são comprados com recursos próprios do município e atendem a casos de uso crônico de pacientes cadastrados, após análise caso a caso.
“Em 2013, foi dada uma atenção melhor ao estoque, evitando em 100%, a falta de medicamentos. Pode ocorrer de faltar por atraso do distribuidor. Mas as reclamações em relação à falta de medicamentos foram muito reduzidas”, disse Samuel, que informou ainda que, a farmácia atende entre 100 a 130 pessoas diariamente.
O coordenador ressaltou que, todos os cidadãos atendidos passaram antes pelas unidades de saúde do município para prescrição médica, pois os medicamentos só são entregues com receita e não podem ser entregues aos menores de 18 anos. A Farmácia Central também distribui gratuitamente preservativos masculinos e femininos.
Para o secretário Municipal de Saúde, Oziel Soares, essa é mais uma prova do trabalho e compromisso que o prefeito Jorge Diogo e a Secretaria de Saúde vêm demonstrando no primeiro ano à frente da Prefeitura de Brasilândia. “A administração municipal continua proporcionando um grande benefício a toda população brasilandense. A Farmácia Central conta com um grande número de medicamentos disponíveis para suprir as necessidades de quem realmente precisa desse tipo de atendimento, melhorando o acesso aos pacientes que não têm condições financeiras para comprar seus medicamentos”, enfatizou Oziel.
No dia 17 deste mês, o prefeito Jorge Diogo, acompanhado do secretário Oziel Soares, visitou a Farmácia Central e parabenizou o trabalho realizado pela equipe no controle dos medicamentos. “Esse trabalho beneficia a população e atinge nosso principal objetivo, que é atender bem os cidadãos brasilandenses”, finalizou Jorge Diogo.
SERVIÇO – A Farmácia Central atende de segunda à sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 17h30. Aos sábados a farmácia funciona das 8h às 14h.