O Cras (Centro de Referencia de Assistência Social) de Adamantina, promoveu na segunda e terça-feira, 17, as festivas de encerramento dos programas de Transferência de Renda e, Serviços de Convivência referente há este ano, no Centro Comunitário Dirço Latini, com a presença de todos os contemplados dos dois programas. 

A confraternização contou com a presença das famílias cadastradas no programa Renda Cidadã, que atualmente atende 153 famílias de Adamantina e também com a participação das 175 pessoas que participam do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos.
No evento, foi oferecido jantar e homenagem aos participantes, assim como a entrega de presentes de Natal.
A confraternização contou com a presença da secretária Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, Francisca Delfino Souza Machado; a diretora Briana Veiga Rodrigues; prefeito Ivo Francisco dos Santos e a primeira-dama, Fernanda Vendicto.
O evento ocorre todo final de ano, com objetivo de promover interação entre os participantes e funcionários do Cras. A confraternização finaliza as atividades do ano de 2013 que devem retomar em fevereiro.
O Cras de Adamantina é coordenado por Naiara Mazzaro, com a equipe técnica formada pelas assistentes sociais, Leila Nakano Goto e Ana Paula Ribeiro e a psicóloga, Franciele de Assis.
PROGRAMA RENDA CIDADÃ – É um programa de transferência de renda, que tem por objetivo promover ações complementares e conceder apoio financeiro temporário direto à família, visando a autossustentação e a melhoria na qualidade de vida da família beneficiária do programa.
A família beneficiada recebe R$ 80 por mês. O período de permanência no Renda Cidadã é de 36 meses, mediante avaliação do gestor municipal, que verificará as condições e critérios para permanência da família no programa.
Para permanecer no Programa e receber o benefício, as famílias têm que comprovar ou declarar renda mensal familiar per capita de até meio salário mínimo; apresentar comprovante ou declaração de endereço onde possa ser localizada; participação de crianças e adolescentes com idade entre 6 e 15 anos; deverá ser comprovada a matrícula e frequência no ensino fundamental; crianças de até 6 anos, devem estar com a carteira de vacinação atualizada; participar das reuniões socioeducativas; manter atualizados seus dados no Programa (endereço, telefone, renda, constituição familiar), sempre que houver qualquer alteração deverá comparecer ao CRAS para informar.
PROGRAMA– o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo, tem caráter preventivo e pró-ativo, pautado no desenvolvimento de capacidades e potencialidades, tendo por intuito o alcance de alternativas emancipatórias para o enfrentamento da vulnerabilidade social, e ainda desenvolver ações de resgate da cidadania no qual é criado um campo de vivência e discussões onde possa possibilitar aos usuários ampliação dos conhecimentos e socialização, promovendo um espaço para trocas de experiência, expressão de dificuldades e reconhecimento de possibilidades.