Recentemente, vândalos danificaram grande parte da decoração natalina da cidade de Nova Independência e o que deveria ser um ato de comemoração ao espírito natalino e seu símbolo de generosidade, amor ao próximo e respeito à diferença social ou religiosa se transformou em um ato de desrespeito com bens públicos. 

Após o fato, alguns utensílios decorativos e parte da iluminação foram furtados, a casinha do Papai Noel construída na praça da Matriz foi quebrada e parte da decoração ficou bastante danificada, a exemplo dos enfeites instalados na parte externa da Prefeitura e em outras localidades da cidade.
A diretora de Cultura, Juliana Angeloni, informou que ainda não está decidido se a decoração será restaurada. “Infelizmente, algumas pessoas se contentam em destruir aquilo que foi planejado e feito para toda a população. Fico triste em ver que por falta de cultura, respeito e educação de algumas pessoas, a cidade toda irá arcar com as consequências, pois foi investido dinheiro público em tudo isto”, afirmou.
Entretanto, a diretora de Cultura salienta que outras atividades comemorativas, como a chegada do Papai Noel, estão mantidas, ao menos por enquanto. “Gostaríamos que a população pudesse tirar fotos, mostrar para seus parentes e amigos que deverão passar o Natal em Nova Independência, mas infelizmente, talvez, isso não será possível, já que temos pouco tempo. Peço desculpas para a população de boa fé, que também será afetada pela irresponsabilidade de alguns baderneiros, pois é desestimulante uma equipe trabalhar por dias e ver tudo ser destruído em minutos”, salientou a diretoria de Cultura.