O desemprego no país caiu de 5,2% em outubro para 4,6% em novembro, uma queda de 0,6 ponto percentual. As informações são da Pesquisa Mensal de Emprego divulgada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) nesta quinta-feira (19).

A taxa é igual à de dezembro de 2012 (4,6%), que também é o menor valor para a série histórica desde março de 2002, quando a pesquisa começou a ser feita.

Em novembro do ano passado, a taxa de desemprego ficou em 4,9%.

IBGE

De acordo com o IBGE, a população desocupada em novembro deste ano ficou em 1,1 milhão de pessoas, número 10,9% menor do que em outubro e praticamente estável em relação a novembro do ano passado.

A população ocupada (23,3 milhões de pessoas) mostrou estabilidade em ambas as comparações. O número de trabalhadores com carteira assinada no setor privado (11,8 milhões) ficou estável em relação a outubro deste ano, mas cresceu 3,1% na comparação com novembro do ano passado.

Entre as categorias profissionais, todas mantiveram praticamente o mesmo número de postos de trabalho de outubro.

Na comparação com novembro do ano passado, o comportamento foi semelhante para a maioria das categorias, com exceção da indústria, que teve queda de 3,9% (menos 145 mil postos de trabalho), e dos serviços domésticos, com redução de 12,2% (menos 186 mil postos).

(Com agências)