As temperaturas alcançaram o maior índice do ano nesta quarta e quinta-feira, 5, quando os termômetros registraram 38,7°C, em ambos os dias. A sensação térmica era de 40°C. Os dados são da Estação Climatológica do campus experimental da Unesp, situado na rodovia Comandante João Ribeiro de Bairros (SP- 294). Até então, a máxima do ano havia sido registrada na terça-feira, 3, com 37,7°C.
Como esta semana os termômetros começaram a registrar altos índices, sair ao sol acabou se tornando uma tortura para algumas pessoas que buscam meios paliativos para se refrescar, como por exemplo, ingerir muito líquido (de preferência gelado), tomar sorvetes e ir às piscinas.
A estimativa é que a temperatura alta continue até fevereiro e a população deve estar preparada para enfrentar o calor de 40°C que atinge várias cidades do interior paulista.
Sem ainda registrar chuvas significativas este mês – choveu apenas 1,8 milímetros – dezembro está com temperaturas elevadíssimas e umidade baixa, em torno dos 27%, assim como ocorreu ontem, por volta das 16h30.
O calor continua nesta sexta-feira, 6, e os termômetros vão passar dos 30°C novamente. Mas, o risco de pancadas de chuva aumenta no fim da tarde devido à aproximação de uma frente fria.
REGIÃO – Em Junqueirópolis, a temperatura não é diferente. O termômetro instalado na Praça Álvaro Junqueira marcou ontem, 43°C. A mesma temperatura ocorreu na tarde de quarta-feira, chamando a atenção dos populares que passaram pela área central da cidade.