A Secretaria Municipal da Educação de Lucélia realizou no dia 13 deste mês, no Rotary Clube, seminário sobre o “Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa”, com a participação de autoridades e professores da rede municipal de ensino.

O “Pacto” é um compromisso formal assumido pelos Governos Federal, Estadual e Municipal para assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental. 
O município de Lucélia desenvolveu a formação dos professores durante o ano de 2013, com os encontros aos sábados, sob a orientação da coordenadora de projetos, Eunice Maria Bandini Toledo. 
O Seminário foi o encerramento dos trabalhos e contou com apresentações de teatros e brincadeiras tradicionais, através do circo.
A orientadora de estudo, professora Eunice, fez o seu relato explicando o projeto desenvolvido durante o ano. Os professores explanaram sobre os trabalhos aplicados com os alunos demonstrando dedicação e compromisso com o aprendizado dos mesmos. 
“A alfabetização é uma das prioridades nacionais no contexto atual, assim, o professor alfabetizado tem a função de auxiliar na formação para o bom exercício da cidadania”, disse a coordenadora. “Para exercer sua função de forma plena é preciso ter clareza do que ensina e como ensina. Para isso, não basta ser um reprodutor de métodos que objetivem apenas o domínio de um código linguístico.
É preciso ter clareza sobre qual concepção de alfabetização está subjacente à sua prática”, ressaltou.
O “Pacto” aplica ainda que, o letramento resulta da ação de ensinar e aprender as práticas sociais de leitura e escrita é o estado ou condição que adquire um grupo social, ou indivíduo, como consequência de ter-se apropriado da escrita e de suas práticas sociais. “A educação do município está buscando essa condição com brilhantismo”, finalizou Eunice.