A notícia de duas significativas alterações na comunidade católica de Dracena tem mobilizado fiéis de toda a cidade esta semana. Foi anunciado que, ainda na primeira quinzena de janeiro de 2014, mudam-se para Piracicaba, os freis Alberto Pegoraro e Maurício dos Anjos. Por sua vez, serão recepcionados pela Cidade Milagre, os freis Airton Carlos Grigoleto, que será o novo pároco da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, e Cláudio Moraes Messias, que será vigário paroquial e ecônomo (responsável pela economia/ administração).
Para que a transferência dos freis fosse definida, houve uma série de etapas. Primeiro, no final de outubro, a ordem dos Frades Menores Capuchinhos celebrou o “Capítulo Provincial Eletivo”, momento em que foi eleito o novo governo da “Província dos Capuchinhos de São Paulo”, para o triênio de 2013-2016.
Depois desta eleição, houve uma consulta a todos os frades da Província, para saber mais sobre o andamento e as necessidades de cada localidade. Somente depois disto, o Conselho Provincial se reuniu na cidade de São Paulo, entre os dias 16 e 17 de dezembro e, após reflexões e orações, encaminhou a lista de transferências de membros das Fraternidades locais e os novos cargos e serviços deste triênio.
Muito atuante em Dracena, especialmente no trabalho de aproximação entre juventude e igreja, Frei Maurício dos Anjos passará a ser coordenador do Serviço de Animação Vocacional, em todo o Estado de São Paulo. Ele irá residir no Seminário São Fidélis, em Piracicaba. Deve se mudar no dia 7 de janeiro, cumprindo até esta data agenda normal em Dracena, como a celebração de missas e casamentos.
Ao explicar a importância de sua transferência para outra cidade, frei Maurício ressalta que a obediência à ordem dos Capuchinhos é também um ato de fé. “O Frade Menor deve ser como um peregrino e forasteiro, com vida missionária e itinerante”, diz.
O frei complementa que seguir no trabalho com os jovens é uma grande oportunidade, visto que a igreja passa por um novo ardor missionário, com a chegada do Papa Francisco. “Nosso Papa traz a mensagem de que Jesus Cristo é a centralidade e que é preciso fazer Jesus ser conhecido por todos, isto é uma tarefa e um dever de todos nós”, salienta.
O frei reforça que, mesmo estando em outro município, seguirá próximo aos dracenenses, pois a partir de agora, sua atuação com junto aos jovens cristãos é em escala estadual. “Agradeço muito a Dracena, porque foi aqui que surgiu minha vocação, aqui aprendi a orar. Esta cidade me acolheu, aqui me tornei frei, junto com meu próprio povo”, complementa com simplicidade e brilho nos olhos.
Já o frei Alberto Pegoraro deve se mudar para Piracicaba no dia 2 de janeiro. Ele será pároco no Sagrado Coração de Jesus, a igreja mais antiga dos capuchinhos no Estado de São Paulo. Esta foi a segunda passagem de frei Alberto por Dracena; há 12 anos atrás ele veio à Cidade Milagre, onde ficou por pouco mais de dois anos. Sua segunda vinda foi há três anos, tempo que considera extremamente bom.
“Avalio como altamente positiva esta volta, porque foi um período em que fiz muitas amizades com todo tipo de pessoas. Foi um momento muito bonito, todas as pastorais estiveram ativas [atualmente, são 32 pastorais e movimentos em Dracena]. Foram também belas celebrações e forte participação do povo, que é o que mais se sobressai”, afirma.
Frei Alberto revela que, de Dracena, irá levar a aproximação da igreja com a população em geral, sem fazer diferença a ninguém. “O padre é para o povo, não para 10 pessoas e fui isso que busquei fazer aqui, trabalhar com todos, os mais velhos e mais novos. E o povo de Dracena é fantástico, me considero um cidadão dracenense, porque em qualquer lugar sou muito bem recebido.”
Para o frei, nestes três anos, houve uma fase de avanços significativa. “Houve um forte crescimento das comunidades, hoje, temos sete comunidades em Dracena e todas cresceram tanto material/fisicamente como na frequência das pessoas”, afirma.
O religioso acrescenta que os dracenenses não precisam se preocupar, pois a vinda dos novos freis será muito produtiva. “O frei Airton já morou em Dracena na época do frei Moacir, inclusive, esteve entre os que começaram a Pousada Bom Samaritano. E o frei Cláudio é novo, tem muito a agregar para a juventude da cidade”, complementa.
Frei Airton foi ministro provincial e virá da Paróquia Imaculada Conceição, de São Paulo. Já o frei Cláudio Moraes Messias virá do Santuário Nossa Senhora de Fátima e São Roque, bairro Sapopemba, também capital paulista.