Na tarde desta terça-feira, 10, trabalhadores da Usina Companhia Flórida retomaram os serviços, após concordarem com o acordo proposto pela empresa de efetuar o pagamento do salário de novembro em etapas.
Durante a manhã, houve uma concentração de trabalhadores em frente à empresa, onde se reuniram com o presidente do Sindicato dos Condutores Rurais de Dracena e Região, Luis Sapucaia. De acordo com ele, no período da tarde, uma comissão formada por dez servidores dos setores da indústria e condutores se reuniram com a direção, que se comprometeu a pagar todos os salários em atraso até sexta-feira, 13.
Na segunda-feira, 9, parte dos funcionários que estavam com salário atrasado – todo setor agrícola e parte dos condutores – recebeu os vencimentos. Entretanto, a outra parte da indústria e condutores teve somente a liberação do 13º salário.
De acordo com Sapucaia, a empresa propôs que os funcionários retomassem os trabalhos para finalizar a safra, pois a usina não tem como liberar todo pagamento da folha de uma vez. Por isso, o fará em etapas, sendo que a divisão será de grupos de 100 trabalhadores por dia até sexta-feira, 13. Cerca de 560 trabalhadores ainda não receberam o salário.
A proposta foi acatada por ambas classes trabalhistas, porém, os funcionários ameaçaram retomar à greve caso o pagamento não seja efetuado.