O dracenense Claudenir Fernandes participa, hoje, 31, a partir das 9h, da 89ª Corrida Internacional de São Silvestre, na capital paulista. Este é o nono ano consecutivo que Claudenir, ou Dênis, como também é conhecido, participa da prova pedestre mais tradicional do País.
A São Silvestre é dividida nas categorias atletas cadeirantes, atletas com deficiência (visual, auditiva, intelectual, entre outras), elite A/B, pelotão especial (convidados pela organização) e pelotão geral. O dracenense competirá junto aos atletas do pelotão geral, categoria que é subdividida em faixas etárias; ele está no grupo veterano, de 40 a 44 anos.
Para se preparar, ao longo do ano, Dênis treinou três vezes por semana, correndo um percurso com distância semelhante à prova de hoje, que é de 15 km. Mesmo apaixonado pela prática esportiva, o atleta revela que apenas participou de competições locais e da São Silvestre, mas isto não o desmotiva a encarar a competição. “Eu vou por prazer, porque sempre gostei de participar. Todos os anos me preparo, treino bastante e recebo o apoio de quem torce por mim”, conta.
Desde que começou a correr na São Silvestre, a melhor classificação do dracenense foi quando ficou em 336º lugar, em 2007, durante sua terceira participação. E para quem pensa que Dênis ficou longe dos melhores colocados, basta olhar a multidão participante. Para se ter uma idéia, somente neste ano, mais de 27 mil pessoas se inscreveram, um recorde da prova.
Na sexta-feira, 27, a organização técnica da competição começou a entrega do kit de participação, contendo o número de peito (participação), chip de cronometragem, guia de informações, medalha de participação (pós prova) e certificado eletrônico (também disponível posteriormente). Dênis viajou de Dracena para a capital paulista ainda ontem, 30, último dia para retirada do material esportivo.
O evento tem largada na avenida Paulista, próximo à rua Frei Caneca e chegada à mesma avenida Paulista, em frente ao edifício Cásper Líbero. A prova dura 02h15min no máximo, sendo a área da linha de chegada e seus equipamentos e serviços desativados após este período. Competem atletas de ambos os sexos, que fizeram suas inscrições entre os meses de setembro e novembro deste ano.
Dênis, que recebe o patrocínio da empresa que trabalha, a Coimma, retorna para sua cidade no dia 1º de janeiro, pela tarde. A divulgação dos resultados no site do evento será feita a partir de 72 horas após o término da prova. (Com informações do regulamento da São Silvestre)