O prefeito de Panorama, Luis Carlos Henrique da Cunha, esteve na tarde de sexta-feira, 6, no Centro Institucional Carlos A. Amorim, em Presidente Epitácio, assinando com o presidente do Sesi-SP e Fiesp, Paulo Skaf, convênio para implantação do PAF (Programa Atleta do Futuro) no município a partir do próximo ano. O Programa reúne 72 mil alunos, entre 6 e 17 anos, em 172 municípios do estado de São Paulo. As aulas são gratuitas e contemplam 27 modalidades esportivas, sendo 20 olímpicas.
Acompanharam o prefeito na assinatura do documento, o diretor municipal de Esportes Paulo Maestrello, e o empresário Anivaldo Olívio Corte Júnior (Cerâmica Corte) empresa ‘madrinha’ na implantação do PAF. Cada município que almeje ingressar no programa deve indicar uma empresa local que seja contribuinte da Fiesp (Federação das Industrias do Estado de São Paulo). A Prefeitura não tem nenhum gasto com a implantação do programa que precisa ser renovado ano a ano.
De acordo com o prefeito, este programa deverá atingir, inicialmente, uma demanda de 1000 jovens de Panorama. “Vamos de fato promover, a partir de 2014, uma grande revolução na área social oferecendo oportunidade às nossas crianças e adolescentes através do esporte de qualidade”, afirma.
Na região da Nova Alta Paulista, renovaram convênio com PAF os municípios de Pacaembu, Flórida Paulista, Tupi Paulista, Lucélia, Osvaldo Cruz, Adamantina, Dracena, Junqueirópolis, São João do Pau D’Alho e Flora Rica.
Para Skaf, a grande adesão dos municípios do estado ao PAF mostra que o programa continua eficiente ao longo dos anos (existe desde 1991) porque amplia, efetivamente, as oportunidades de prática esportiva, gratuita e de qualidade, para crianças e jovens.
“O Atleta do Futuro foi pensado para estimular a prática esportiva e preparar nossos jovens para o futuro, pois a atividade física também contribui para a formação de cidadãos com mais saúde e disciplina. Mas, por ser um programa que dá oportunidade a todos, também é uma forma de revelar novos talentos para diferentes modalidades esportivas”, disse.
Por se tratar de programa de formação esportiva com metodologia própria do Sesi-SP, as aulas são complementadas por intensa programação nos finais de semana com a participação da família. Todos os profissionais envolvidos passam por capacitações e os alunos têm acesso aos materiais necessários para a prática das diferentes modalidades de esporte.