O 1º Seminário Municipal Experiências, Memórias e Resultados: a formação de professores alfabetizadores do PNAIC/UFMS/MEC e Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer realizado, no dia 29 de novembro, no Centro Cultural “Senador Ramez Tebet”, reuniu professores da rede municipal de Brasilândia (MS) e Santa Rita do Pardo (MS).

O seminário do PNAIC teve como objetivo promover momentos de reflexão das práticas escolares, por meio de debates, apresentação de experiências vividas em sala de aula, apresentar resultados e exposição de trabalhos realizados.

A abertura dos trabalhos contou com a presença do prefeito Jorge Diogo; o supervisor de gestão escolar, Francisco Aparecido Lins; a secretária municipal de Educação de Brasilândia, Débora Ladeia, a secretária municipal de Educação de Santa Rita do Pardo, Cleudelice Ferreira de Freitas Patussi, e as diretoras Maria Rita Gusmão Santini (EM Arthur Hoffig), Célia Cardoso (EM Paulo Simões Braga), Valdirene Pascoalete Paulino (EM Adílson Alves da Silva), Kattya Regina Gomes (EM Assentamento Mutum).

A secretária de Saúde de Brasilândia enalteceu a união dos municípios no seminário. Débora destacou a presença das diretoras das escolas municipais onde acontece o PNAIC, nas quais são oferecidas as séries iniciais, 1º ao 3º ano. “Agradeço aos professores, que são os atores principais desse pacto, fica aqui nosso reconhecimento”.

O prefeito Jorge Diogo destacou o sistema apostilado na rede municipal de ensino desde as séries iniciais, que será ampliado até o 9º ano. Segundo ele, o principal objetivo é a melhoria na qualidade de ensino, que será refletida no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). O prefeito também ressaltou a parceria com o município de Santa Rita do Pardo na realização do seminário.

PNAIC – O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) resulta de um compromisso formal assumido pelos governos federal, Distrito Federal, estados e municípios em assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do terceiro ano do Ensino Fundamental. Tem a formação de professores alfabetizadores como uma de suas principais ações.

No ano de 2013, seu desenvolvimento nos municípios de Brasilândia e Santa Rita do Pardo aconteceu por meio da realização de encontros presenciais e atividades realizadas em sala de aula, totalizando 120 horas de estudos sob a coordenação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), com encontros presenciais dos orientadores de estudos para a realização do processo formativo dos professores alfabetizadores regentes no 1º, 2º e 3º ano do Ensino Fundamental e do campo.