A Secretaria de Agricultura de Tupi Paulista e o Sebrae de Presidente Prudente promoveram na última quarta-feira, 4, no Centro Comunitário, uma palestra aos agricultores familiares do município sobre o PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar). O objetivo do evento foi esclarecer as regras para a participação de maior número de agricultores no programa, fornecendo sua produção para a merenda escolar.
Estiveram presentes no evento, o secretário da agricultura Luís Figueira; a secretária da Educação, Vera B. Braga; a nutricionista responsável pela merenda escolar no município, Flávia Chiari; a responsável pelo setor de licitações da prefeitura, Débora Inácio; o presidente da Amproboa do bairro Oásis, José Silveira; o presidente da Asmassari, Carlos Martins; o chefe da Cati de Tupi Paulista, Ilton Perpétuo; o gerente Sebrae de Presidente Prudente, Eduardo Noronha; a mediadora Sebrae, doutora Luciana; e agricultores familiares.
A nutricionista Flávia Chiari ressaltou a necessidade de maior variedade de alimentos para compor os cardápios da merenda escolar e da flexibilidade no cumprimento do contrato produtor/prefeitura, que é semestral.
De acordo com o secretário Luís Figueira, há uma grande oportunidade que deve ser mais explorada pelos pequenos agricultores do município. “O PNAE oportuniza um limite de fornecimento de R$ 20 mil para cada DAP – Declaração de Aptidão ao Pronaf, bastando apenas se organizarem de forma a produzirem e ofertarem um maior número de itens para atender aos cardápios elaborados para Tupi Paulista e demais municípios vizinhos”.
Ainda segundo Figueira, a Secretaria de Agricultura não medirá esforços para o aumento desse programa no município, que é prioridade do prefeito Osvaldo Benetti, seja na gestão do diálogo e composição de estratégias de interesse dos agricultores, seja na disponibilização de informações e projeto pelo setor de licitações da prefeitura municipal.