Sem alarde, a Fifa colocou à disposição em seu site ingressos para a abertura e para a final da Copa-2014, que foram anunciados como esgotados no início da segunda fase de venda, dia 8. Somente brasileiros e croatas, que se enfrentam, podem solicitar bilhetes para o jogo inaugural, em uma cota que a entidade separa para torcedores dos países que estarão em campo. São 8% da capacidade do estádio para cada confederação.
On-line. Para solicitar essas entradas é preciso acessar o site, com login e senha já cadastrados, e ao invés de entrar em “ingressos para público em geral” é preciso clicar em “ingressos para apoiar sua equipe nacional”.
Sorte. Como no sistema de compras convencional, o torcedor solicita o ingresso, mas tem que aguardar um sorteio, já que a procura é maior que a demanda.
Mata-mata. Para a final, no Maracanã, o torcedor compra nesse sistema, mas precisa torcer para seu país chegar até lá para ter o direito à cota de 8%. Caso contrário, a Fifa reembolsa esse torcedor e o bilhete passa para fã de uma das seleções classificadas para a decisão.
Destino. Essa cota de 8% para cada seleção que estará em campo é destinada às confederações, que decidem o que fazer. A CBF optou por colocar a venda. Os ingleses, por exemplo, separam para associados de seu fã clube.
Desprestigiado. A estreante Bósnia-Herzegóvina é a seleção que o público não quer ver na Copa. Dos três jogos com menor procura de bilhetes na segunda fase de venda, dois são dos bósnios: contra Nigéria, em Cuiabá, e ante o Irã, em Salvador. A terceira partida é Grécia x Costa do Marfim, em Fortaleza.
O problema. A preocupação da Fifa no momento não é com a entrega dos estádios em obras, mas com as estruturas provisórias das 12 arenas –tendas de apoio ao redor dos estádios. A entidade questiona o tamanho de algumas das obras, considerado insuficiente.
No papel. A Alemanha escolheu como base na Copa futuro condomínio na Bahia que não constava na lista de 83 CTs disponibilizados pelo Comitê Organizador, mas mesmo assim o empreendimento, tocado por empresários alemães, terá que assinar contrato com a Fifa.
Do virtual… Locutor oficial do UFC, Bruce Buffer criou o Mixed Martial Mobile, primeiro jogo para dispositivos móveis voltado para MMA e boxe. O jogador pode escolher lutadores do elenco, técnicos e até entre vinte equipes, duas delas brasileiras, que serão escolhidas pela Sport Strategy, braço estratégico do MMM no Brasil.
… para o real. À medida que seu lutador evolui, o jogador ganha pontos, que poderão ser trocados por experiências reais, entre elas participar da entrada de um lutador numa luta. Acumular pontos no game colocará jogadores no córner do ídolo.
Colaborou EDUARDO OHATA, enviado especial a Las Vegas