O prefeito Luis Carlos Henrique da Cunha liberou na terça-feira, 10, o pagamento da segunda parcela do 13º salário para os servidores públicos municipais, que pela primeira vez em cinco anos, não precisaram ficar reféns da Prefeitura nos habituais empréstimos bancários feitos em nome do servidor, para conseguir fazer o pagamento.
Embora usada como alternativa pela gestão anterior, a prática era contestada pelos funcionários, que ficavam automaticamente impedidos de realizarem outros empréstimos ao longo do ano.
Pela Constituição Federal (CF), o pagamento da segunda parcela do 13º salário deve ser pago no dia 20 de dezembro, sendo antecipado do estabelecido em lei. A segunda parcela somou o total de R$ 449.725.14.
Segundo o Departamento de RH, a Prefeitura este ano também conseguiu pagar salários de janeiro a novembro dentro dos prazos legais, bem como a folha de pagamento dos meses de novembro e dezembro do exercício de 2012.
De modo geral, este ano, a Prefeitura desembolsou o montante de R$ 3.468.019,83 para pagamento de multas processuais, devolução de convênios do Governo Federal, parcelamento de INSS, multas trabalhistas, parcelamento de FGTS, folha de pagamento e fornecedores. Essa era uma dívida gerada pelas administrações anteriores.