O prefeito José Antonio Pedretti participou na semana passada da assinatura da liberação de verba suplementar do programa de auxílio às santas casas e hospitais filantrópicos lançado pelo governador Geraldo Alckmin que também beneficiou Dracena. Na ocasião, Pedretti protocolou o pedido ao governador para que a Santa Casa da cidade fosse transformada em Hospital Regional.
De acordo com o prefeito, a administração municipal tem redobrado a atenção a saúde dos munícipes e moradores da região, haja vista que Dracena é considerada Capital Regional da Saúde, “a todo o momento temos buscado melhorar o atendimento para que a população possa receber de forma digna e eficaz o tratamento a saúde pública que é um direito de todos, por isso é necessário transformar nossa Santa Casa em um Hospital Regional, podendo assim oferecer maior qualidade para mais pessoas”, salientou o prefeito.
No pedido ao governador, a Prefeitura destaca que a cidade é sede do Cisnap – Consórcio Intermunicipal de Saúde – que agrega 12 municípios da microrregião e atende aproximadamente 126 mil habitantes, e possui também, um Pronto Atendimento Municipal bem estruturado. O hospital é de referência secundária, presta atendimento aos municípios da Nova Alta Paulista abrangidos pelo Cisnap, além de pacientes da região sul-mato-grossense, também possui um Centro de Hemodiálise e UTI em conformidade com as exigências do Ministério da Saúde; um Centro Cirúrgico com cinco salas (uma para cesarianas e outra para parto normal), onde são realizadas em média 30 cirurgias por mês; 153 leitos disponíveis ao Sistema Único de Saúde (SUS); uma Unidade de Coleta a Transfusão de Sangue que atende com sangue e seus derivados a 600 internações por mês suprindo também hospitais primários da região. Dispõe ainda, de serviços de análises clínicas e exames.
Segundo o prefeito Pedretti, o governador se mostrou disposto a atender ao pedido para que a Santa Casa de Dracena encampe um Hospital Regional tendo em vista que a mesma atende a todos os requisitos necessários, “o projeto do governador Geraldo Alckmin é regionalizar a saúde e consequentemente beneficiar a população”, completou o prefeito.
No início de 2014, o chefe do Executivo dracenense se reunirá novamente com o governador Geraldo Alckmin para avançar o diálogo sobre o assunto.