A campanha intitulada Novembro Azul foi dedicada e dirigida aos homens para tratar da importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata e outras doenças relacionadas à saúde masculina. Mais do que qualquer outro tipo, a doença é considerada um câncer da terceira idade, já que cerca de três quartos dos casos no mundo ocorrem a partir dos 65 anos.

De acordo com a enfermeira Cristina Batista Fávaro, da EMS (Empresa Municipal de Saúde), em novembro do ano passado, foram realizados 13 exames de ultrassonografia transretal. Já neste ano, durante o mês de campanha, 23 homens procuraram o exame, um aumento de 77%.

E não é somente no mês de novembro que houve aumento na procura destes exames. No período de janeiro a outubro do ano passado foram realizados 111 ultrassonografias na EMS. Já no mesmo período deste ano, foram realizados 205 exames, um aumento na procura de mais de 90% com relação ao ano passado.

Os homens que não tiveram a oportunidade de realizar o exame durante o mês da campanha podem procurar a EMS e realizar o agendamento. A enfermeira ressalta que, para os homens que queiram ter acesso aos exames, deverão ir a uma UBS (Unidade Básica de Saúde) e solicitar o encaminhamento médico. Em seguida, deverão procurar a Empresa Municipal de Saúde e realizar o agendamento. “Os exames só poderão ser realizados mediante encaminhamento médico”, diz. A EMS está localizada na rua Virgílio Pagnozzi, 837.

AVAPAC

– Segundo Célia Trevizan, presidente da Avapac (Associação de Voluntários de Apoio ao Paciente de Câncer), durante o ano de 2012, houve 15 homens que procuraram o auxílio da associação para o câncer de próstata. Até 30 de novembro deste ano, 16 casos foram identificados.