O Projeto Cão Cidadão é um programa de extensão realizado junto à comunidade, criado pelo curso de Zootecnia da Unesp – campus Dracena, no ano de 2011. Ele tem como objetivo fazer parte da terapia assistida em algumas entidades do município.
De acordo com Rafaela Bertin, aluna bolsista que ajuda no projeto, a terapia é realizada com cães, hamsters e calopsitas, que auxiliam na interação dos assistidos. No período da visita, eles podem interagir, acariciar e passear com os animais, o que auxilia e estimula como uma fisioterapia e trabalha o humor, auto-estima e concentração dos alunos.
Rafaela ainda ressalta que os todos os animais são cedidos pelos alunos da Unesp e costumam ser dóceis e adestrados. Eles ainda passam por uma avaliação com veterinário, para constatar que estão sadios e aptos para integrar o projeto.
A coordenadora do projeto, Maria Luiza Poiatti, salienta que os resultados são sempre positivos e que os alunos respondem muito bem à interatividade. “Eles adoram os cães e ficam esperando ansiosamente pela próxima visita. Os humanos não conseguem transmitir reações que os animais podem passar”, diz.
O programa é formado por quatro alunas bolsistas e uma aluna voluntária, que ajudam nas atividades e na interação com os alunos. Atualmente, além da Apae, a Casa dos Velhos também participa do programa.