A Rede de Combate ao Câncer de Adamantina promoveu no último sábado, 1º, uma carreata pelas ruas da cidade em prol do movimento Novembro Azul.
A ideia inicial, para celebrar o término da campanha, era promover uma passeata, porém, devido à baixa adesão, os organizadores decidiram realizar uma carreata.
“O mais importante é que continuaremos insistindo aos homens que a prevenção é necessária, o diagnóstico precoce pode te salvar. Vocês vestiram rosa para apoiarem suas esposas e não vestiram azul para apoiarem a si mesmo, repensem seus conceitos e preconceitos”, disse a voluntária da Rede, Roseli Lozano Godoy.
Ainda assim, a campanha foi positiva para a Rede, já que parte do montante arrecadado com a venda das camisetas foi destinada a entidade.
Ao longo do mês de novembro, a Rede de Combate ao Câncer idealizou diversas ações para promover a conscientização dos exames preventivos urológicos, como realização de palestras e carreatas. Foi a primeira vez que o movimento de âmbito mundial foi realizado em Adamantina. A exemplo do Outubro Rosa, que tem por objetivo conscientizar e prevenir as mulheres sobre o câncer de mama, a Novembro Azul, pretende fazer o mesmo com os homens, com relação ao câncer de próstata.
O movimento Novembro Azul surgiu no ano passado, a partir da Campanha “Um drible, Um toque”, do Instituto Lado a Lado pela Vida. Composta de ações que disseminam informações sobre o câncer de próstata e conscientizam homens, mulheres e jovens, a campanha tem por objetivo incentivar os cuidados com saúde e a importância dos exames urológicos.