Há 18 anos, o dracenense Renato Dario, 41, atua como técnico de basquete em São José Rio Preto. Entretanto, o ano de 2013 será lembrado por ele como uma fase de conquistas especiais. Com uma ótima campanha à frente da equipe sub-17 do Rio Preto Automóvel Clube, Renato fez com seu time conquistasse pela primeira vez o título de campeão estadual na série bronze, durante o campeonato estadual realizado pela FPB (Federação Paulista de Basketball).
A competição teve início em março deste ano e foi até dezembro, envolvendo 18 equipes do Estado de São Paulo, nas séries ouro, prata e bronze. Na classificação geral, envolvendo as três séries, o time de Rio Preto ficou em 9º lugar.
O técnico também acumulou outros destaques ao longo do ano, como o ouro nos Jogos da Juventude – etapa regional; a etapa estadual não foi realizada por falta de equipes que pudessem competir. “Estar entre os dez melhores em São Paulo é estar entre os dez melhores do Brasil. Depois de nosso estado, temos o Rio de Janeiro, Paraná e demais”, conta satisfeito.
Para 2014, Renato deve continuar o trabalho com esse mesmo grupo, que conta com 13 atletas, mas atuando como técnico do sub-19. Ele acredita que, entre os motivos de destaque de seu time está o trabalho de formação incentivado pela cidade, visto que o time recebe forte apoio da Smel (Secretaria Municipal de Esportes e Lazer). “O mais importante é a formação de base, essa equipe é formada desde os 12 anos de idade, tem apoio dentro da cidade e tem na equipe adulta um espelho e atrativo”, diz.
TRAJETÓRIA – Ex-jogador de basquete da Cidade Milagre, Renato começou a treinar com o lendário esportista Alaor Ferrari (codinome de Naor Gandolfi, que, em 2012, foi homenageado com a escolha do nome do ginásio de esportes da escola João Vendramini). Estudou nas escolas 9 de Julho e Isac Pereira Garcez. Graduou-se em Educação Física na cidade de Santa Fé do Sul. É especialista em treinamento esportivo e pós-graduado em Fisiologia do Exercício. Ao longo de sua carreira, foi eleito como o melhor técnico três vezes.
BASQUETE NACIONAL – Questionado quanto ao cenário nacional de sua modalidade esportiva, Renato Dario acredita que o basquete avançou em relação à mídia, com a ampla divulgação da Liga de Basquete Brasileiro. “Tivemos, em 2013, a transmissão de jogos do NBB [Novo Basquete Brasil] pela TV aberta, o que é um grande avanço na divulgação do esporte”, afirma.
Mesmo assim, para o técnico, falta ainda o trabalho com a formação de base. “Para tomar como exemplo da necessidade de aumentar o incentivo no basquete basta olhar na região, há poucos times. E, quando os atletas se destacam, logo vêm as propostas para levá-los para outros clubes”, explica.
Renato elogia o trabalho que tem sido feito com a LDB (Liga de Desenvolvimento do Basquete), uma versão da liga de basquete profissional que vai até os 22 anos, para descobrir novos jogadores para o futuro. “Quando se tem a meta de levar um grupo até essa Liga de Desenvolvimento, o trabalho na base fica mais forte”, complementa.