Os cabos de aço instalados para isolar a área com risco de desabamento no Parque dos Pioneiros foram cortados por vândalos na manhã de segunda-feira, 9. Segundo informações repassadas por moradores, o ato de vandalismo foi praticado por um dos ocupantes de uma moto preta.
O motorista da moto estacionou por alguns minutos na rua Prefeito Antônio Cescon, enquanto o garupa desceu e cortou os cabos de aço. O caso foi comunicado à Polícia Militar e os indivíduos ainda não identificados.
Além do dano ao patrimônio público, a ação gera situação ainda mais preocupante, já que a interdição, mesmo preventiva, atende recomendação da Defesa Civil e tem como objetivo garantir a segurança dos adamantinenses.
Palanques de madeira, cercas de arame liso e placas de sinalização de alerta instalados a, aproximadamente, 15 a 20m do centro da tubulação, tem como objetivo alertar a população e evitar a aproximação de pessoas da área de risco. A interdição preventiva seria restaurada ainda ontem.
O projeto de reurbanização e troca das tubulações antigas por aduelas de concreto é estimado em mais de R$ 6 milhões. A Prefeitura de Adamantina já cadastrou solicitação de recursos e aguarda a liberação do montante necessário para o início das obras, que é estimado para março de 2014, com previsão de execução em seis meses após seu início.